Defesa Civil alerta sobre cheia dos rios

Rio Tarauacá ultrapassa cota de transbordamento no município (Foto: Angela Peres/Secom)
Rio Tarauacá ultrapassa cota de transbordamento (Foto: Angela Peres/Secom)

O Rio Tarauacá ainda está em situação de transbordamento e quatro bairros foram atingidos, no  entanto nenhuma família foi removida de sua residência até o momento. Na manhã desta quinta-feira, 30, a aferição realizada pela equipe da Defesa Civil Estadual registra  9,90 metros, ou seja 40 cm acima da cota de transbordo.

O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Carlos Gundim, explica que o Rio Tarauacá tem a calha rasa, por isso tem facilidade de variação nos níveis de água. Um dos bairros atingidos foi o bairro da Praia, que é um dos mais populosos do município, por isso além do contingente local, foi enviado efetivo para prestar assistência às famílias que venham a solicitar socorro.

“Muitas famílias têm resistência de sair de suas casas, mas com a cheia dos rios é comum aparecer animais peçonhentos. Toda família pode solicitar ajuda pelo número 193, porque estamos em total condições para apoio”, explica o coordenador estadual da Defesa Civil.

Em 24 horas, o Rio Acre subiu 68 cm e o Rio Juruá 2,55 metros. Todos os rios e afluentes estão enchendo, devido a incidência das chuvas. Os afluentes do Rio Acre, Riozinho do Rola e Espalha, também estão subindo. “Neste ano estamos mais preparados que os anos passados, porque temos 250 homens a mais e antecipamos ações, por isso já existem 100 abrigos prontos no Parque de Exposições para caso haja uma mudança repentina da situação atual”, completa Gundim.

A preocupação se estende a todos os rios do Acre. Segundo o Sistema de Proteção da Amazônia, a previsão é de chuva até dia 02 de fevereiro para todo o estado. Em Rio Branco, a previsão é de tempo nublado com pancadas de chuva, com mínima de 22° e máxima de 30°.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter