DEC: Conheça o sistema de notificações de ICMS enviadas pela Sefaz

Contribuintes terão até 10 dias para tomar ciência de forma espontânea; após este período será dada ciência de forma tácita

O Domicílio Eletrônico do Contribuinte (DEC) é um sistema adotado pela Secretaria de Estado de Fazenda do Acre e funciona como uma caixa postal eletrônica disponibilizada aos contribuintes para o encaminhamento de avisos, intimações e notificações, objetivando ainda dar ciência efetiva de tais atos ao sujeito passivo.

Os contribuintes deverão acessar, no mínimo a cada 10 dias, a plataforma DEC e tomar ciência de forma espontânea, caso contrário, após este período, será considerado notificado de forma tácita, conforme estabelecido na Lei nº 3.215/2016 e regulamentado por meio do Decreto nº 6.604/2017.

O portal pode ser acessado por meio do link: https://dec.sefaz.ac.gov.br/dec/login.xhtml. Imagem: reprodução

Portanto, o contribuinte deve ficar atento e verificar com regularidade se existe alguma mensagem no sistema, pois caso este não acesse as notificações no período de 10 dias, presume-se que tenha tomado conhecimento da mensagem e estará ele notificado nos termos da lei.

Esta plataforma de acesso às informações e notificações expedidas pela Secretaria da Fazenda visa desburocratizar a vida do contribuinte, propiciando maior agilidade ao conteúdo dos documentos, segurança contra possíveis extravios de correspondências e redução dos custos da Administração Tributária.

Desde novembro de 2021, a Sefaz envia as Notificações de Lançamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) por meio da plataforma digital DEC. Foto: Ascom/Sefaz

Havendo dúvidas relacionadas ao DEC, estas poderão ser encaminhadas para o e-mail distrinsefazac@gmail.com.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter