Cursos de graduação em odontologia completam 131 anos no Brasil

Falta de cuidado e higiene com a boca pode causar ou piorar problemas no coração (Foto: Arquivo Sesacre)
Falta de cuidado e higiene com a boca pode causar ou piorar problemas no coração (Foto: Arquivo Sesacre)

Em 25 de outubro, são comemorados os dias Nacional da Saúde Bucal e do Cirurgião-Dentista. A data faz referência ao decreto 9.311, que criou os primeiros cursos de graduação de odontologia do Brasil, há 131 anos.

No Sistema Único de Saúde (SUS), a implementação de programas como o Brasil Sorridente, lançado em 2004, e a Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB) contribuem para melhorar o acesso e o atendimento da população.

Em Rio Branco, as comemorações referentes ao dia 25 serão realizadas em 5 e 6 de novembro, no auditório da União Educacional do Norte (Uninorte), com uma vasta programação destinada aos profissionais de saúde bucal e acadêmicos.

Participarão do evento a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), o Conselho Regional de Odontologia do Acre (CRO/AC), o Sindicato dos Odontologistas do Acre (Sinodonto/AC), a Secretaria de Saúde de Rio Branco (Semsa) e a Universidade Federal do Acre (Ufac).

Saúde bucal no Acre

A Sesacre tem 105 cirurgiões-dentistas, 16 deles trabalhando diretamente no desenvolvimento e execução de políticas públicas e 89 na assistência direta aos pacientes.

A Divisão de Saúde Bucal, do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas (DAPE) da Sesacre, gerencia 22 programas destinados à atenção primária, três da atenção especializada e seis de atendimentos de urgência.

Os programas desenvolvidos pela Sesacre são de média e alta complexidades. Em casos de urgência e emergência, os pacientes devem se dirigir a uma UPA ou Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb).

A saúde bucal, como qualquer outro acompanhamento de saúde, deve ser iniciada nos postos de saúde mais próximos de casa.

“A saúde dos dentes não significa apenas um belo sorriso. A falta de cuidado e higiene com a boca e com os dentes pode causar ou piorar problemas no coração, infecções respiratórias e até a osteoporose”, informa Verônica Barbosa Fernandes, odontóloga e gerente da Divisão de Saúde Bucal da Sesacre.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter