até o dia 14

Curso para profissionais da Educação Especial da rede pública está com inscrições abertas

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio da Divisão de Educação Especial, promove curso de formação aos profissionais da Educação Especial com o tema: Ressignificando o Desenvolvimento e a Aprendizagem dos Alunos Públicos da Educação Especial: Estimulação Essencial às Práticas Pedagógicas Eficazes. As inscrições estão abertas até o dia 14 pelo link: https://www.educ.see.ac.gov.br/pagina/inscricao-formacao-educacao-especial.

O curso terá início dia 17 de maio, na modalidade EaD, por meio da Plataforma Educ Acre – Rede Escola Digital https://www.educ.see.ac.gov.br/, com duração de seis meses e carga horária de 140 horas.

As inscrições para a formação estão abertas até o dia 14 pelo link: https://www.educ.see.ac.gov.br/pagina/inscricao-formacao-educacao-especial. Foto: Arquivo SEE

O público-alvo da formação são professores de salas de recursos, professores mediadores, assistentes educacionais, professores das classes hospitalares, professores do atendimento pedagógico domiciliar, professor tradutor e intérpretes e professores de libras de Rio Branco e demais cidades do Acre, servidores da Divisão de Educação Especial e profissionais dos Centros/Núcleos da SEE nos municípios.

“A formação continuada é uma necessidade permanente dos profissionais da educação e no nosso caso da Educação Especial, requer conhecimentos específicos e especializados para o atendimento de nosso público”, pontuou a chefe do Núcleo de Formação Especializada, Ademílcia Grana.

O objetivo do curso é subsidiar os profissionais com o ensino de práticas significativas para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos da Educação Especial.

O curso terá início dia 17 de maio, na modalidade EaD, por meio da Plataforma Educ Acre – Rede Escola Digital https://www.educ.see.ac.gov.br/. Foto Arquivo SEE

“A formação oferece subsídio aos profissionais da Educação Especial com o ensino de práticas significativas para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos público-alvo. Ela faz muita diferença nos diversos contextos sociais e principalmente na prática de todos os profissionais que atendem o aluno”, concluiu a chefe da Divisão de Educação Especial, Shirlei Lessa.

Os participantes deverão dedicar no decorrer de cada módulo, 5 horas semanais de estudo dirigido – totalizando 140 horas/aula ao final do curso. Deverão ter uma dedicação diária de pelo menos 1 hora para realização das aulas e atividades propostas disponíveis na biblioteca (leituras obrigatórias e leituras complementares), bem como o acesso aos links dos vídeos disponibilizados na videoteca.

Será disponibilizado o espaço de fórum para que os cursistas possam interagir com os formadores, tirar dúvidas relacionadas ao conteúdo da formação e fazer possíveis considerações.

Shirlei disse ainda, que todos devem estar preparados, repensando, propondo métodos alternativos e metodologias de acordo com as necessidades específicas dos educandos, considerando os aspectos do contexto educacional e suas limitações específicas de aprendizagem.

A formação tem a duração de seis meses e carga horária de 140 horas. Foto: Arquivo SEE

Para ser considerado aprovado, o cursista deverá realizar a avaliação de aprendizagem objetiva, disponibilizada ao final de cada módulo. A certificação será emitida após a finalização de todos os módulos da formação continuada unificada da Divisão de Educação Especial/SEE-AC.