Curso de Técnico Agroflorestal do Pronera tem aula inaugural

Jovens de assentamentos rurais de 5 municípios participarão do curso promovido pelo Governo do Estado e Incra

 

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Curso, realizado em parceria entre Governo do Estado e Incra, privilegia jovens e adultos trabalhadores rurais de assentamentos agroflorestais (Foto: Angela Peres/Secom)

Jonathan Souza foi um dos jovens escolhidos pela comunidade para participar da terceira turma do Curso de Técnico Agroflorestal do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária  – Pronera, realizado em parceria entre o Incra e o Governo do Estado por meio do Instituto Dom Moacyr, Secretarias de Estado de Educação  (SEE) e Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) com apoio da Fetacre e sindicatos e associações rurais. Durante um ano e meio eles adquirem conhecimentos que serão aplicados nas próprias comunidades a que pertencem para melhorar a qualidade de vida das famílias que residem em assentamentos rurais.

Os 33 alunos da terceira turma do curso, oriundos de cinco municípios da região do Alto Purus, estabelecem um pacto com suas comunidades para retornar e desenvolver  orientações produtivas de sistemas agro-florestais ou criação de pequenos animais. Nesta etapa estão sendo beneficiados jovens e adultos de Bujari, Acrelândia, Plácido de Castro, Sena Madureira e Manuel Urbano. O gerente de Desenvolvimento Econômico do IDM, Everaldo Araújo, explica que ao aplicar as novas técnicas em suas comunidades, os educandos conseguem melhorar a capacidade de produção dos polos rurais, aumentando consequentemente a renda de suas famílias. 

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Jovens têm compromisso com a comunidade de retornar para aplicar conhecimento adquirido (Foto: Angela Peres/Secom)

O Pronera adota a pedagogia de alternância que, em regime de semi-internato, aplica os conteúdos em períodos de três meses na Escola da Floresta e um mês dentro das comunidades com atividades orientadas. É lá que Jonathan e seus colegas irão realizar diagnósticos e colocar em prática o que aprenderem. Eles vêm com a consciência de que devem retornar ao local de origem. "Estou muito ansioso para aprender e repassar tudo como as técnicas de plantio, as novas tecnologias para a nutrição e melhor aproveitamento da terra", diz o morador do Polo Dom Moacyr, do município de Bujari, um dos três candidatos indicados pela comunidade, que tem tradição de cultivar hortaliças, para concorrer à vaga do curso. 

Criado para ampliar os níveis de escolarização formal dos trabalhadores rurais assentados pelo Incra, o Pronera democratiza a informação e conhecimento no campo e apoia projetos que viabilizam o desenvolvimento de áreas de reforma agrária. Para o superintendente do Incra no Acre, Carlos Augusto Paz, é preciso que esse programa atinja seu objetivo é importante que seja contínuo. "Este é o modus vivendi familiar para que o trabalhador rural permaneça no campo. Os alunos aprendem técnicas de manejo florestal e desenvolvimento, economia sustentável e ecossistemas que são aplicadas nos assentamentos rurais de reforma agrária".

Até o mês de outubro uma nova turma do Curso de Técnico Agroflorestal dirigida a jovens assentados dos municípios da região do Juruá deverá ser iniciada. No próximo dia 28 de agosto será realizada, em Brasileia, a formatura da primeira turma do curso que beneficia alunos da região do Alto Acre.

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