Cruzeiro do Sul recebe oficina de iluminação cênica promovida pela Fundação Elias Mansour

Teve início na segunda-feira, 23, no Teatro dos Náuas, em Cruzeiro do Sul, a Oficina de Iluminação Cênica, com o profissional Clodoildo Nascimento, o Magrão. Realizada pela Fundação Elias Mansour (FEM) por meio da Usina de Arte João Donato, tem por objetivo oferecer atividades de formação e difusão cultural nas mais variadas linguagens artísticas na capital.

Na oficina de iluminação os alunos estão aprendendo as funções básicas da iluminação cênica, como potência, angulação e cores; noções básicas de montagem, gravação de cenas e operação, além de abordagem dos conceitos fundamentais da iluminação cênica em suas diferentes modalidades – teatro, dança e música , aliando o estudo dos princípios da iluminação com exercícios práticos que partem da criação de mapa de luz até o manuseio dos equipamentos adequados para cada espaço e concepção cênica.

Oficina de Iluminação Cênica em Cruzeiro do Sul. Foto: Assessoria

“A luz define muitos detalhes, até mesmo se vai ter cenário ou não, muitas vezes a luz é o próprio cenário. Ela vem como uma forma de o público compreender o que ele está vendo, não só no texto. Ela desperta as sensações no expectador, leva à emoção, à reflexão ou à própria raiva. A luz é como se fosse o texto visual, e a oficina se propõe a sensibilizar o olhar dos participantes sobre a alquimia da luz e pensá-la como uma potencializadora do espaço”, explica Magrão.

Para o coordenador do Teatro dos Náuas, Adgildo Oliveira, é muito importante esse tipo de oficina para o município, pois assim é possível estimular novos talentos nessa área ainda pouco conhecida. “Nosso município agradece a oportunidade de se atualizar no mundo cênico”, frisou Adgildo  Oliveira.

A oficina acontece de 23 a 28 de setembro, com carga horária de 12h. A expectativa é atender aproximadamente 20 pessoas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter