Cruzeiro do Sul completa 108 anos

O segundo município mais populoso do Acre, Cruzeiro do Sul, completa nesta sexta-feira, 28, 108 anos (Foto: Gleison Miranda/Secom)

O segundo município mais populoso do Acre, Cruzeiro do Sul, completa nesta sexta-feira 108 anos (Foto: Gleison Miranda/Secom)

Segundo município mais populoso do Acre, Cruzeiro do Sul completa nesta sexta-feira, 28, 108 anos. De acordo com o Atlas do Estado do Acre, material publicado pela Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), a cidade foi fundada pelo general Thaumaturgo de Azevedo, como capital do departamento do Alto do Juruá, ocupando um local inicialmente chamado de “Invencível”. A atual sede do município foi estabelecida no dia 28 de setembro de 1904, na margem esquerda do Rio Juruá. Seu nome faz referência à constelação do Cruzeiro do Sul.

Cruzeiro do Sul fica localizada no noroeste do Estado e faz limite ao norte com o Amazonas, ao sul com Porto Walter, a leste com Tarauacá e a oeste com Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Peru.

Ponte da Integração, um dos novos cartões-postais de Cruzeiro do Sul (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Ponte da Integração, um dos novos cartões-postais de Cruzeiro do Sul (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A cidade é conhecida também em razão de seu principal produto regional, a farinha de Cruzeiro do Sul, e neste ano três cooperativas locais receberam nova sede da central de cooperativas, que reúne três grupos de cooperados que trabalham com produção rural: Cooperfarinha, Camprucsul e Coopersonhos.

Outro atrativo da cidade é o Novenário de Nossa Senhora da Glória, considerada a maior festa religiosa do Acre e uma das mais importantes da Amazônia. O evento, celebrado desde 1918, atrai milhares de visitantes. Embora o aspecto religioso seja o principal objetivo do evento, Cruzeiro do Sul tem um grande movimento em sua economia, especialmente no setor de comércio e serviços. Com o crescimento da festa ao longo do tempo, o segmento católico passou a receber incentivos do poder público para a complexa organização.

Os moradores de Cruzeiro do Sul, desde o ano passado, experimentam novas oportunidades quando a BR-364 não precisou mais ser fechada durante o período chuvoso. As mudanças são visíveis na cidade e impactam de maneira positiva na consolidação das atividades econômicas e no cotidiano das pessoas, que passaram a dispor de uma série de benefícios, como acessibilidade, transporte e oportunidades de negócios.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter