Parceria

Criança picada por cobra é resgatada pelo Samu em aldeia isolada no Acre

Uma criança indígena de cinco anos de idade foi resgatada na noite desta quarta-feira, 25, na Base Xinane da Funai, na terra indígena Nova Floresta, Alto Rio Envira, em Feijó, após ser picada por uma cobra jararaca, conhecida na região por jararaca-da-mata.

Aeronave foi solicitada pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) do Vale do Juruá Foto: cedida

O resgate, feito pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Cruzeiro do Sul, contou com o apoio de um helicóptero particular para o transporte da paciente até o Hospital do Juruá.

A solicitação da aeronave foi feita pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) do Vale do Juruá com a parceria do Samu. Foram cerca de duas horas de viagem até a Base Xinane da Funai, onde a paciente já aguardava a equipe. Ela chegou por volta das 20 horas em Cruzeiro do Sul.

De acordo com o médico do Samu que prestou os primeiros-socorros à menina, ainda em solo indígena, Victor Hugo Panont, o incidente com a serpente havia ocorrido há dois dias, o que agravou ainda mais o quadro de saúde da criança que corria o risco de evoluir para uma insuficiência renal.

“É uma criança vítima de acidente ofídico com 48 horas de evolução, que chegou à Base do Xinane com hemorragia gengival, dor e edema no membro inferior direito e sangramento espontâneo pelo acesso venoso. Uma situação bem delicada que sem o soro antiofídico poderia evoluir para uma insuficiência renal. Ao chegar ao local, encontramos a paciente consciente, orientada e respirando espontaneamente em ar ambiente, sendo transportada sem intercorrências até Cruzeiro”, explica.

Uma ambulância do Samu aguardava a aeronave no Aeroporto de Cruzeiro do Sul e encaminhou a menina direto ao hospital Regional do Juruá. Toda a ação de resgate aéreo durou aproximadamente quatro horas.