TFD

Criança em tratamento é transferida para Goiânia via UTI aérea

Safira Miriã seguiu para o Hospital da Criança de Goiânia, onde dará continuidade ao tratamento (Foto: Junior Aguiar/Sesacre)
Safira Miriã seguiu para o Hospital da Criança de Goiânia, onde se dará continuidade ao tratamento (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

Um bebê de seis meses, Safira Miriã de Araújo, teve cardiopatia detectada ao nascer e foi transferida, na manhã desta quinta, 16, por meio de UTI aérea para o Hospital da Criança de Goiânia (GO).

Com o nome da criança inserido no Cadastro Nacional de Regulação de Alta Complexidade (CNRAC), sua família aguardava a liberação da vaga naquele hospital.

A possibilidade surgiu nesta quarta-feira, 15, e imediatamente o Complexo Regulador da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) solicitou a UTI aérea para o transporte da paciente.

“O governo do Estado não mediu esforços para que a criança tivesse o agendamento confirmado, uma vez que buscamos a garantia da continuidade do tratamento dos pacientes que necessitam do Tratamento Fora de Domicílio [TFD], assegurou o gerente da regulação do TFD, Moisés Viana.

O traslado do Hospital da Criança para o aeroporto de Rio Branco foi realizado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para garantir que tudo corresse da melhor forma possível.