Em todo o país 300 escolas da rede pública receberam computadores, nove delas no Acre
As crianças da escola Getúlio Vargas, no município de Brasiléia, receberam nesta sexta-feira, 24, os “Uquinhas” como são chamados carinhosamente por eles, os laptops do Programa Um Computador por Aluno (UCA). Foram entregues 498 máquinas para serem utilizadas como suporte pedagógico, além de estimular a aprendizagem dos alunos.
Se depender dos alunos da Escola Getúlio Vargas, o “Uquinha” vai ser um sucesso, pois muitos já dominam naturalmente o uso das novas tecnologias. É o caso de Poliana Lopes, de apenas 09 anos. Agarrada ao seu celular, ela diz que a chegada dos laptops é mais um equipamento de tecnologia que irá contribuir com seu aprendizado. “Tudo que é tecnologia eu gosto, aliás, eu até ajudo a alguns colegas quando eles têm dúvidas”.
O maior orgulho da equipe gestora da escola Getúlio Vargas é ser uma das mais bem avaliadas no Acre pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básiba (IDEB), com nota 5,6. Para a diretora, Maria Anicia Kairala, os equipamentos vão contribuir ainda mais para aumentar o IDEB. “O laptop será um instrumento de aprendizado e não de entretenimento. Vamos nos empenhar para ser um sucesso e ampliar ainda mais nosso índice de avaliação”.
Em todo o país, o Programa UCA vai beneficiar alunos e professores de 300 escolas da rede pública, nove delas no Acre, sendo 3 (três) municipais, 5 (cinco) estaduais e 1 (uma) federal, contribuindo para a inclusão digital de aproximadamente quatro mil alunos, professores e gestores.
Para a professora, Edite Braz, o maior desafio que era manusear e dominar os programas contidos na máquina já foi vencido. “Com as oficinas dadas pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), já estamos mais adaptados. Como os alunos já possuem uma facilidade de mexer com computadores, temos apenas que fazer o planejamento das aulas, incluindo as novas possibilidades trazidas a partir do computador”.
Até o final do ano, todos os professores e gestores das unidades contempladas vão passar por um treinamento ministrado pelos técnicos do NTE. São cinco módulos onde o docente irá aprender a usar as tecnologias digitais. O curso tem etapas presenciais e à distância, e está acontecendo na plataforma de Educação à Distância do Proinfo.
Diferente do sistema do Programa de inclusão digital Ensinomedio.ac, no qual o aluno leva o computador para sua casa, o laptop do UCA fica na escola em um espaço com estantes identificadas por turmas.