Crianças aprendem a educação no trânsito

Detran estimula futuros condutores a respeitarem as normas de trânsito durante a Expoacre Juruá

galeria_educao_no_transito.jpg

Estande do Detran é a sensação entre a criançada (Foto: Gleilson Miranda / Secom)

Regras simples do trânsito, mas que muitas vezes não são respeitadas e causam grandes danos e perdas à sociedade são ensinadas às crianças, acreditando que esses futuros condutores aprenderão desde cedo tais normas que salvam vidas. Esse é o espaço criado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC), na Expoacre Juruá, que acontece em Cruzeiro do Sul.

A tenda possui instrumentos que ensinam de forma descontraída as normas do trânsito. Como atravessar a faixa de pedestres, o sentido dos sinais, as placas, mas, principalmente, o respeito com o próximo.

A educadora de trânsito, Manelisse Coelho, 21, do Detran em Cruzeiro do Sul, diz que as crianças muitas vezes aprendem e repassam para os mais pais e familiares. "Aqui eles aprendem ainda pequenos as normas e educação que devem ter no trânsito e, provavelmente, se estimulados, serão ótimos condutores", comenta.

A experiência em levar o estande para a Expoacre Juruá acontece pelo terceiro ano consecutivo e, segundo Manelisse, tem tido bons resultados. Diariamente são distribuídas 100 fichas para as crianças, elas aprendem com a educadora e depois dirigem em uma pequena pista, carrinhos e pequenas motocicletas. Além disso, também assistem vídeos educativos.

Daniel Santos, 12, diz que na feira foi a primeira vez que recebeu qualquer instrução sobre o trânsito. A principal lição garante: foi aprender a atravessar a rua na faixa de pedestre e o significado de cada cor do sinal de trânsito. 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter