Creche Coração de Jesus em Rio Branco ganha sede nova

Governador em exercício César Messias participa da inauguração da instituição, que atende 68 crianças no bairro Ayrton Senna

cesar_messias_visita_creche_foto_sergio_vale_03.jpg
cesar_messias_visita_creche_foto_sergio_vale_07.jpg
cesar_messias_visita_creche_foto_sergio_vale_10.jpg

Na manhã desta quarta-feira, 29, o governador em exercício César Messias, visitou a creche e participou da inauguração (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A creche Coração de Jesus, localizada no bairro Ayrton Senna, está de sede nova. A instituição, que atende 68 crianças da região, agora funciona em uma casa alugada, na Rua Iracema, com amplos cômodos e espaço para as crianças brincarem e aprenderem. A instituição funcionava na casa de sua fundadora, Maria Júlia de Oliveira, na Rua Rio Branco, no mesmo bairro. O lugar era pequeno e não oferecia conforto para as crianças nem para quem se dedicava a elas.

Na manhã desta quarta-feira, 29, o governador em exercício César Messias, acompanhado do deputado estadual Jonas Lima (PT), visitou o local e participou da sua inauguração. Também estiveram na creche secretários de Estado e do município, autoridades e representantes das instituições parceiras da creche.

A casa tem três quartos, uma sala, dois banheiros e uma cozinha grande, que é usada como refeitório. Os quartos foram transformados em salas de aula e recreação, e a sala principal em ambiente para leitura. A casa tem ainda uma ampla área externa que é gramada. Tem ainda uma área de garagem também grande e coberta. Há poucos dias, os pais dos alunos se uniram e custearam a construção do piso, que agora também deve ser usada como área de lazer.

A creche Coração de Jesus funciona através de convênios firmados com o governo do Estado e a prefeitura de Rio Branco, além do programa Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc), e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

César Messias elogiou o gesto de desprendimento da coordenadora Maria Júlia, que abdicou do conforto de sua casa para nela construir a creche e atender crianças carentes do Ayrton Senna e bairros próximos. “Essa creche hoje tem tanta credibilidade que estão aqui muitos parceiros ajudando e contribuindo para que ela realize o seu trabalho ajudando aqueles que mais precisam. Até mesmo o governador Tião Viana e a primeira-dama Marlúcia Cândida já estiveram aqui, comprometeram-se e estão ajudando na manutenção da creche e na construção de uma sede própria para a instituição”, disse Messias.

O vice-governador afirmou que agora será mais um parceiro da creche e que vai ajudar a mantê-la e a crescer para atender mais crianças. “Quero ajudar essa creche, mas não como vice-governador. Quero ajudar na qualidade de cidadão, e vou me empenhar para que outras pessoas também façam o mesmo”, garantiu.

cesar_messias_visita_creche_foto_sergio_vale_04.jpg

A creche Coração de Jesus, localizada no bairro Ayrton Senna, está de sede nova. A instituição, que atende 68 crianças da região, agora funciona em uma casa alugada, na Rua Iracema, com amplos cômodos e espaço para as crianças brincarem e aprenderem (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O aluguel está sendo custeado pelo gabinete do deputado Jonas Lima, que, atendendo convite de Marlúcia Cândida, conheceu a creche em seu local anterior no início do ano e se sensibilizou com o trabalho desenvolvido por Maria Júlia e com as condições precárias em que a creche funcionava. Jonas Lima disse que abraçou a causa por reconhecer a seriedade do trabalho desenvolvido por Maria Júlia e acreditar que ela precisava de um apoio para um conforto maior para as crianças atendidas. “Estamos agora buscando a construção da sede própria para a creche, pois essa é alugada. Já estive em contato com a primeira-dama Marlúcia Cândida, que se mostrou sensibilizada também. Imediatamente ela colocou sua equipe para nos ajudar e já conseguimos um terreno para construir a sede. Estamos agora pleiteando os recursos para a construção da creche”, explicou Lima.

“O deputado federal Taumaturgo Lima já se disponibilizou em ajudar e deve alocar recursos de emendas ao Orçamento da União para construir a creche”, completou. Maria Júlia é uma mulher simples e abnegada. A creche surgiu depois que ela foi atendida em uma promessa. Ela contou que casou, mas não conseguia engravidar. Procurou médicos e fez tratamentos, mas nada adiantou. “Em 2004 eu fiz uma promessa e disse que se engravidasse eu passaria a cuidar de crianças e idosos”, contou ela.

A gravidez veio poucos meses depois e, em seguida, nasceu Caroline Vitória, que hoje tem seis anos. Com o sonho da maternidade realizado, Maria Júlia passou a se empenhar para pagar sua promessa. Foi então que ela resolveu montar a creche na própria casa. Ela mudou-se para um barraco no fundo do quintal e passou a equipar a construção principal para atender as crianças. “Todo dia tem gente aqui querendo uma matrícula para um filho, mas não temos condições de atender todo mundo”, revelou Júlia. “A  única forma de atender mais crianças é com uma sede maior. E isso vai acontecer em breve, graças ao empenho do deputado Jonas e da primeira-dama Marlúcia e de outras tantas pessoas como eles.”

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest