Corpos de Bombeiros da Amazônia Legal definem projetos de combate aos incêndios florestais

Os comandantes-gerais dos Corpos de Bombeiros dos Estados que fazem parte do Comitê de Proteção da Amazônia Legal (Copal) se reuniram na última semana, em Belém (PA), para definir os projetos que serão protocolados junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), visando a aquisição de recursos oriundos do Fundo da Amazônia para a área de incêndios florestais, situação que tanto prejudica os estados do Norte.

Os Estados-membros também discutiram pautas relacionadas ao fortalecimento da Frente em Defesa da Amazônia (Foto: Cedida)

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC), coronel Carlos Batista, enfatizou a importância dos projetos paras ações realizadas no Acre.

“O Estado do Acre sofre anualmente com os incêndios Ambientais e Florestais, seja nas cidades ou na zona rural. Com este recurso, esperamos adquirir mais equipamentos de combate e prevenção, como no caso de monitoramento para o combate direto, fazendo o uso racional dos recursos na melhoria das condições do nosso efetivo de combatentes. Nosso projeto estará de acordo com as novas diretrizes que foram aprovadas na reunião do Comitê Orientador do Fundo da Amazônia [Cofa], realizada no dia 9 deste mês”, pontuou Batista.

Durante as reuniões, os Estados-membros também discutiram pautas relacionadas ao fortalecimento da Frente em Defesa da Amazônia e traçaram novas metas e estratégias para os próximos anos.

Esteve presente, representando o Copal, a advogada Andréa Espanha.

Copal

Além das atividades de coordenação, execução, monitoramento e preservação do Bioma Amazônico, o comitê tem como meta o fortalecimento dos Corpos de Bombeiros Militares da Amazônia Legal no que diz respeito à aplicação de recursos humanos, equipamentos de combate a incêndios florestais, logística e mobilização de militares para o desempenho das missões.

Fazem parte do Copal os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Maranhão, Mato Grosso, Tocantins, Roraima e Rondônia.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter