Corpo de Bombeiros inicia curso de mergulhador autônomo

(Foto: Karol Nunes/  Cbmac)
Curso exige do bombeiro extremo preparo físico e muita coordenação motora (Foto: Karol Nunes/ Cbmac)

O Corpo de Bombeiros Militar do Acre (Cbmac) iniciou nesta quarta-feira, 27, o Curso de Mergulhador Autônomo (Cmaut) para 40 militares do Alto e Baixo Acre. A atividade será ministrada durante sete semanas, em Rio Branco.

A meta é especializar bombeiros para desempenhar atividades de mergulho, a fim de resgatar vítimas e bens materiais em águas de rios e igarapés, com profundidade máxima de 42 metros. De Sena Madureira, Brasileia e Rio Branco participam 37 homens e três mulheres da qualificação.

A cabo Geiciane Batista foi uma das que se voluntariou para a atividade. “É um desafio pessoal. O último Cmaut ocorreu em 2008, é um serviço que poucos bombeiros se voluntariam, pois a aptidão e a procura são baixas e agora nós temos a oportunidade de entrar nesse desafio”, ressaltou a militar.

Atividade extrema e para poucos

IMG_6624
A meta é oferecer o curso também em Cruzeiro do Sul, contemplando militares da região do Vale do Juruá e Tarauacá/Envira (Foto: Karol Nunes/ Cbmac)

Famoso pelas dificuldades, o curso possui um elevado índice de desistência, pois exige do bombeiro um extremo preparo físico e muita coordenação motora. “É uma área muito técnica, aonde poucos tentam e só alguns conseguem concluir. Eles serão submetidos, a diversas instruções de salvamento aquático e mergulho. Hoje, nós temos essa necessidade tanto na capital, quanto no interior”, afirmou o comandante-geral, coronel Carlos Gundim.

“Nós proporcionamos para o aluno uma condição próxima de situações reais. Teremos o transporte de embarcações, conversores, equipamentos de mergulho, com um detalhe: aqui são 40 pessoas, em situações reais são apenas quatro militares por equipe de busca”, destacou o major Cleiton de Oliveira, coordenador do Cmaut.

A meta dos bombeiros é oferecer o curso também em Cruzeiro do Sul, contemplando militares da região do Vale do Juruá e Tarauacá/Envira.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter