Corpo de Bombeiros alerta banhistas para os riscos de afogamento em rios

Em épocas de chuvas no Acre, a exuberância dos rios, córregos e açudes chamam a atenção de banhistas em busca de uma opção sazonal de lazer. Em Rio Branco, por exemplo, aos finais de tarde, o rio Acre é ponto de encontro entre as famílias. No centro, os banhistas se divertem com lanchas e jet skis; já nos bairros por onde passa o córrego, se entretêm as crianças, que, nesta época do ano, também estão em período de férias.

Preocupados com os números de afogamentos registrados nos últimos dois anos, o Corpo de Bombeiros alerta sobre os riscos e cuidados a serem tomados por quem escolhe essa opção de entretenimento, principalmente, neste período quando os rios ficam mais cheios e as correntezas arrastam o que estiver pela frente.

“Para as pessoas que pretendem se aventurar em rios e igarapés, é importante, antes de tudo, conhecer o ambiente e a profundidade da água. Em caso de ingerir bebidas alcoólicas, a orientação é evitar entrar na água, pois o efeito da bebida diminui reflexos e o senso de perigo, o que pode acabar em tragédia ou acidente. Não descuidar um só minuto de crianças e não deixá-la sozinhas na água. Outro perigo também está relacionado à navegação nos rios, as pessoas nunca usam o colete, que é obrigatório. É proibido menores pilotarem barcos e adultos precisam ter uma carteira específica de autorização. Outra dica é não navegar durante a noite, quando há pouca visibilidade, por causa dos entulhos”, explica major Falcão do Corpo de Bombeiros.

É necessário ficar atento às medidas de segurança e evitar acidentes Foto: reprodução

Nos últimos dois anos, 82 pessoas morreram vítimas de afogamento no Acre. A maioria dos casos acontece em decorrência da autoconfiança, ingestão de álcool ou por imprudência. É preciso ter atenção e a Agência de Notícias preparou uma lista de cuidados a serem tomados para cada ambiente.

Rios e lagos

– Nade apenas em locais próprios para banho;

– Nunca nade na ambição de atravessar o rio, nade através da margem e tome cuidados com a correnteza;

– Áreas barrentas e sem visibilidade podem conter vidros, galhos ou objetos que enganchem, por isso é preciso ficar atento;

– Água com lixo ou com passagem de animais podem trazer doenças como hepatite ou leptospirose, evite.

– Evite saltos na água, nunca se sabe o que tem embaixo e, em rios, o deslocamento de entulhos acontece a todo instante;

– Atenção redobrada para as áreas de remanso. São áreas perigosas em que as águas puxam os banhistas para o fundo e quem não tem experiência pode acabar se afogando.

Piscinas

– Em caso de crianças, independentemente de idade ou se tem preparo para nado, o mais indicado é se manter atento. Toda criança deve se manter supervisionada por um adulto;

– Piscinas residenciais devem ter grades de proteção, cobertura, lona ou tampa para evitar acidentes com crianças;

– Em caso de clubes ou balneários, verifique se no lugar há guarda-vidas.

– Para melhor evitar acidentes, use boias ou equipamentos de proteção em crianças. O melhor é evitar que tomem banho no mesmo ambiente em que se banham adultos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter