Copa de Futsal da EJA reúne mais de vinte equipes na capital

Competições foram abertas por dois jogos amistosos (Foto: Dayana Soares)

Noite animada na quadra poliesportiva do Colégio Armando Nogueira. Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) compareceram em peso para a abertura da primeira edição da Copa de Futsal da EJA (Copeja). As competições foram abertas com dois jogos amistosos entre as escolas Berta Vieira e CEJA, Terezinha Miguéis e Áurea Pires.

De acordo com o coordenador pedagógico Jociley Lima, a iniciativa visa promover um intercâmbio entre os alunos da EJA e valorizar o esporte. “Podemos dizer que estes são os Jogos Escolares da EJA, porque são alunos que estão fora da faixa etária dos Jogos Escolares realizados todos os anos pelas escolas regulares, são trabalhadores. Esta é uma iniciativa para valorizar o esporte”, explica.

O campeonato será no estilo mata-mata. A primeira rodada está marcada para este sábado, 19, a partir das 13 horas, na escola Mário de Oliveira. Ao todo, estão competindo 23 escolas. A grande final será dia 30 de julho.

Segundo o coordenador da competição, Gilson Roberto de Andrade, em 2017 houve já um pequeno torneio envolvendo oito escolas. E a ideia é que a cada ano a Copeja envolva mais instituições.

“Este ano nós acrescentamos mais e esperamos que ano que vem seja ainda maior. A maioria das pessoas que estuda a noite, não têm tempo de se divertir e, às vezes, a rotina de trabalho e aulas pode ser muito estressante para eles. Então às vezes é bom sair um pouco da sala”.

Os atletas

Evandro Gomes estuda na escola Antônio Fernandes de Freitas, localizada no bairro Santa Inês. Durante o dia ele trabalha como atendente em uma loja. À noite, cursa o terceiro módulo do ensino médio. Evandro conta que para formar o time a escola organizou um torneio interclasse e seu time foi campeão.

“Nós juntamos mais alguns alunos e formamos o nosso time. Esta é a primeira vez que estamos participando e nós queremos competir para a diversão. Ninguém veio para cá para arranjar inimigos, estamos aqui para jogar futebol, mostrar o nosso melhor e fazer novas amizades”, disse.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest