Coordenadora do Programa Nacional de Artesanato Brasileiro visita o Acre

GUR_4466
Reunião de apresentação de resultados nesta quinta (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O Acre é o primeiro Estado a receber a visita da coordenadora nacional do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), Ana Beatriz Ellery, desde a edição 2015 da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), realizada entre os dias 2 e 12 deste mês, em Olinda (PE).

Para aproveitar a oportunidade, nesta quinta-feira, 30, no Gabinete Civil, foi apresentado o balanço da exposição dos produtos feitos no Acre durante a Fenearte, bem como o resultado das duas feiras de artesanato realizadas nos últimos meses no Via Verde Shopping, em Rio Branco.

Além de Beatriz, participaram do encontro a coordenadora estadual de Artesanato da Secretaria de Pequenos Negócios, Marilda Brasileiro, a primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida, a secretária adjunta de Pequenos Negócios, Silvia Monteiro, o gerente do Sebrae, Aldemar Maciel, os expositores que estiveram na Fenearte e aqueles que enviaram suas confecções, além de representantes de cooperativas.

De acordo com Marilda, em um comparativo entre o Acre e outros Estados participantes da Fenearte, o Acre lidera com o maior número de encomendas de produtos.

As vendas no estande foram no valor de R$ 85.454,50 e mais R$ 71.253,00 de encomendas. No Acre, existem mais de 550 artesãos inseridos no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab).

Ana Beatriz frisou o quanto gosta de voltar ao Acre e de ter visto os avanços conquistados. “É sempre um prazer vir ao Acre, onde tenho amigos, inclusive. Saio daqui realmente querendo ajudar ainda mais as comunidades do Estado, de modo que nossa prioridade hoje é estar mais próximo, reforçar a parceria e poder caminhar junto, para, assim, fazermos crescer e melhorar ainda mais o setor de um modo geral em todo o país”, disse.

Diante dos resultados apresentados, a primeira-dama destacou: “Este é um grupo que já vem há anos trabalhando na área do artesanato, um time muito comprometido, que não se deixou abater pelo momento de crise do cenário nacional, que elevou principalmente o estado de espírito, propôs participar da feira e teve tudo isso como resultado, muito sucesso”.