Cooperativa de Mâncio Lima recebe equipamentos para extrair óleos vegetais

Vários equipamentos foram entregues aos cooperativados pela SEPN (Foto: Onofre Brito)

Vários equipamentos foram entregues aos cooperativados pela SEPN (Foto: Onofre Brito)

O governo do Estado, por meio da Secretaria dos Pequenos Negócios (SEPN), entregou nesta sexta, 1º, à CooperFrutas, cooperativa sediada em Mâncio Lima, um sistema de extração de óleos, contendo uma miniprensa, tanque, filtro-prensa, tanque-pulmão, conjunto processador de amêndoas e frutos, aparelho de contador, peneira, moinho quebrador e uma peneira separadora. Os equipamentos somam investimentos de cerca de R$ 500 mil.

A chegada das máquinas é a realização do sonho de uma comunidade de extrativistas, especialmente de Manoel Bezerra, que há muitos anos vem atuando na fabricação de sabão e sabonete e extraindo vários tipos de óleo de maneira artesanal. Segundo Bezerra, inicialmente deverão ser extraídos os óleos de buriti, coco-da-praia, patoá e açaí.

Manoel Bezerra há muitos anos atua na extração de óleos e fabricação de sabão (Foto: Onofre Brito)

Manoel Bezerra há muitos anos atua na extração de óleos e fabricação de sabão (Foto: Onofre Brito)

“O equipamento vai gerar emprego e renda para o município, tanto na zona urbana quanto na rural. Na zona rural a turma vai colher os frutos e cocos. Na cidade, vamos fazer a extração do óleo, e então fabricar o sabão e sabonete caseiro. Este governo e a Secretaria dos Pequenos Negócios foram os primeiros a incentivar a extração de óleos vegetais em Mâncio Lima”, disse.

Manoel Bezerra nasceu no Ceará, onde, segundo conta, ainda criança aprendeu a extrair o óleo da oiticica para fazer sabão caseiro. Em 1984, chegou a Mâncio Lima e começou a fazer sabão artesanalmente. Daí começou suas experiências extraindo óleos de diversas plantas e aprimorando a fabricação de sabonetes. Até da semente do maracujá Bezerra extraiu óleo: “Muito cheiroso e excelente para trabalhar com sabonete”, recomenda.

O prédio onde vai funcionar a fábrica de óleos foi cedido pela prefeitura e reformado pela Secretaria dos Pequenos Negócios.

Mais produção

Para o presidente da Cooperfrutas, Emilson Silva de Souza, os equipamentos vão fortalecer as atividades da cooperativa: “Temos uma grande quantidade de buriti, e isso está sendo desperdiçado ao longo do tempo. Agora, com esses equipamentos e com o trabalho artesanal que alguns cooperados já vinham fazendo, vamos ter maior produção e ganhar mercado”.

“Vamos ter maior produção e ganhar mercado”, disse Emilson de Souza (Foto: Onofre Brito)

“Vamos ter maior produção e ganhar mercado”, disse Emilson de Souza (Foto: Onofre Brito)

O presidente da Associação de Moradores do Bairro Cobal, Júnior Pinho, acha que a instalação da fábrica de óleos em seu bairro vai trazer mais atividade econômica e geração de renda. Ele lembra que a Secretaria dos Pequenos Negócios também vai entregar à associação uma casinha de cachorro-quente, que deverá ser doada a quem queira trabalhar no ramo.

O gerente regional da SEPN, Expedito Ribeiro, disse que o reconhecimento ao trabalho de Manoel Bezerra, feito há tantos anos, foi um trunfo importante para a cessão da máquina à comunidade mâncio-limense.

O presidente da União das Associações de Moradores de Mâncio Lima, Tertuliano Roque Bandeira, agradeceu ao governador Tião Viana e ao secretário José Carlos Reis pelos equipamentos. “Não é só o bairro da Cobal que vai lucrar, mas toda a cidade, até porque o buriti está em quase todos os quintais.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter