Controladoria Geral vai capacitar servidores do Estado em curso sobre controle interno

A Controladoria Geral do Estado (CGE) vai realizar, nos dias 9 e 10 de dezembro, o 1° Curso de Controle Interno, Atuação da Unidade de Controle Interno, cujo objetivo é de orientar os servidores estaduais quanto à estruturação das unidades de controle interno nos órgãos governamentais.

O conteúdo, que será ministrado pelos próprios técnicos da CGE, não terá custo ao erário público e será dividido em duas etapas. De acordo com o controlador geral do Estado, Luís Soares, a capacitação, que será realizada no auditório da Sefaz, das 8 às 17 horas, é aberta para todos os servidores estaduais que atuam no controle interno, ou que tenham interesse em se especializar no setor através de troca de experiências.

O controlador geral do Estado destacou ainda que o curso dará continuidade ao cronograma de estruturação do controle interno em todos os órgãos do estado Fotos: Odair Leal/Secom

“Estamos fazendo de tudo para qualificar e treinar pessoas que estejam voltadas ao controle interno ou não, e aquelas que queiram ingressar nessa área e que sejam voltadas à contabilidade e à economia pública. O curso é de aspectos legais e práticas aplicadas ao controle interno setorial. Essa orientação vem de encontro com aquilo que precisamos no momento. Um controle interno bem atualizado, com um cronograma de execução de auditoria atual e novo. Os nossos técnicos internos que vão ministrar o curso, que não terá custo algum ao estado”, explica.

O controlador geral do Estado destacou ainda que o curso dará continuidade ao cronograma de estruturação do controle interno em todos os órgãos do estado. Ele salientou a importância da capacitação do servidor para a execução das ações de controle e das parcerias para a realização do evento.

“Durante os dois dias de curso, os servidores perceberão que diversas ações de rotina são tarefas de controle já exercidas. Tenho certeza que será o início de um processo de aprendizado que vai perdurar com treinamentos mais aprofundados, específicos sobre matriz e auditoria de riscos e auditorias operacionais. Quero agradecer o apoio da secretária de Fazenda, Semíramis Dias, que cedeu o auditório para a realização do aprendizado, além da parceria fundamental do procurador geral do Estado, João Paulo, que inclusive me deixou à vontade para solicitar cursos que a PGE possa aplicar para reforçar as atividades de controle interno”, finaliza Soares.

O 1º Curso de Controle Interno da CGE conta com a parceria da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e da Procuradoria Geral do Estado (PGE), além dos técnicos da própria Controladoria Geral do Estado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter