Conselho de Cultura

Conselho Estadual de Cultura marca data para novas eleições

A Sessão Ordinária para a apresentação da minuta do edital das eleições para presidência e vice-presidência do Conselho Estadual de Cultura (ConCultura) foi realizada na quinta-feira, 29, na sala Matias, localizada da sede da Fundação Elias Mansour. A eleição é aberta à toda sociedade civil e está marcada para acontecer no próximo dia 19 de setembro.

O ConCultura é composto por 22 membros titulares e respectivos suplentes, sendo 11 representantes de instituições públicas, paraestatais e de classes e os demais são escolhidos pelos diversos segmentos culturais como o teatro, a dança, audiovisual, música, jornalismo cultural, entre outros.

Criado em 2005, por meio de um decreto governamental, o Conselho de Cultura do Estado do Acre é um órgão colegiado de deliberação e fiscalização coletiva previsto na Constituição. O grande objetivo do núcleo é democratizar as discussões relacionadas à cultura no estado, contribuindo com a Fundação Elias Mansour (FEM), no processo de planejamento, fixação e normatização das políticas desenvolvidas em prol da cultura e dos movimentos culturais de todo estado.

O grande objetivo do núcleo é democratizar as discussões relacionadas a cultura no Estado Foto: Assessoria/FEM

O atual presidente do ConCultura, Lenine Alencar, falou sobre o papel desenvolvido pelo Conselho destacando a pauta que foi discutida durante a Sessão Ordinária.

“O ConCultura, busca dialogar e concretizar ações culturais de interesse público e nesta sessão estamos dando continuidade a todo esse trabalho”, explicou Lenine. Entre as demandas discutidas durante a sessão, também entrou em pauta a escolha dos membros da Comissão de Avaliação dos Projetos do Edital/2019 do Fundo Estadual de Cultura.

O edital foi lançado no dia 19 de julho e tem o intuito principal incentivar e selecionar projetos nas áreas de artes, patrimônio cultural e humanidades, que contribuam para o desenvolvimento artístico-cultural dos 22 municípios acreanos. O diretor administrativo da Fundação Elias Mansour (FEM), Francisco Generoso, que esteve presente na sessão explicou o trabalho desenvolvido entre a FEM e o Concultura.

“O quadro da FEM está presente junto à composição do ConCultura, que é um conselho no qual a Fundação apresenta quatro cadeiras. O nosso intuito é participar de todas as ações que estão sendo realizadas dentro do conselho, que é esse órgão paralelo à gestão administrativa que dialoga e busca com as políticas culturais um desenvolvimento amplo do fazer cultural acreano”, enfatizou o diretor administrativo da Fundação Elias Mansour.

Generoso explicou ainda a importância do trabalho que foi realizado na 7° Sessão Ordinária. “Concretizamos duas pautas muito importantes nesta sessão. Saímos hoje com a definição do dia das eleições para presidência e também com todos os nomes que farão parte da Comissão de Avaliação dos Projetos do Edital/2019 do Fundo Estadual de Cultura”, finalizou.