Conselheiros de Saúde serão escolhidos na próxima segunda-feira

A eleição de recomposição do segmento de trabalhadores em saúde para escolha de novos conselheiros do Pleno do Conselho Estadual de Saúde (CES) será realizada na próxima segunda, 24, às 9 horas, no auditório da sede da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em Rio Branco.

Concorrem às três vagas, representantes de três conselhos estaduais – de Enfermagem (Coren), Odontologia (CRO), Educação Física (CREF) – e dois sindicatos – dos Farmacêuticos (Sindaf) e dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros (Spate).

O objetivo é incluir a participação da sociedade civil organizada no controle social e na elaboração de políticas de saúde pública, uma vez que o CES é composto por representantes dos quatro segmentos: governo, conveniados ou sem fins lucrativos, profissionais de saúde e usuários e prestadores do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os conselheiros têm como função formular, fiscalizar e deliberar sobre as ações de políticas de saúde pública, tomar decisões que visem o aprimoramento e aperfeiçoamento do Sistema de Saúde, estabelecer diretrizes e fixar normas para a elaboração, implantação e execução do Plano Estadual de Saúde, como também aplicar e gerenciar os recursos alocados ao Fundo Estadual de Saúde.

De acordo com a primeira conselheira da Mesa Diretora do CES, Maria José Lima, a eleição dos conselhos estaduais de saúde é uma maneira de dar oportunidade para a sociedade participar das ações de saúde, representando os mais diversos segmentos, podendo interferir na gestão por meio de propostas que possam melhorar a qualidade de vida.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter