Confraria da Revolução Acreana comemora a Proclamação do Estado Independente do Acre

Programação propõe a reflexão sobre os movimentos libertários que aconteceram em Porto Acre

A Confraria da Revolução Acreana, formada pela sociedade civil organizada que abraça o interesse em unir pessoas preocupadas com a História do Acre, inicia a programação da Comemoração da Proclamação do Estado Independente do Acre neste domingo, 13, às 8h30 no Palco da Manguba com saudação aos presentes e apresentação do evento.

Segundo Abrahin Farhat, o Lhé, um dos membros da Confraria, a iniciativa partiu em decorrência da estagnação em que se encontra o município de Porto Acre. “A data de 14 de julho é muito importante para o município, e queremos, com esse evento, transformá-la em uma data comemorativa, no intuito de que as pessoas reflitam sobre os movimentos libertários que aconteceram ali” diz ele.

Após a abertura começa a corrida dos trabalhadores com largada às 9 horas no Norte Clube. A distância do local da largada até o Palco da Manguba é de 2,5 quilômetros, e o ganhador receberá o troféu Joaquim Victor. Às 10 horas, acontece o enduro por trechos das antigas Trilhas da Revolução.

“A utilização do Palco da Manguba é proposital, de forma que foi ali onde iniciou todo o processo da Revolução Acreana” explica Luis Vasconcelos, membro da Confraria e do Conselho Nacional dos Seringueiros. A programação do domingo se encerra às 16 horas com uma partida de Futebol, disputada em seu primeiro tempo com uma bola de seringa.

Luis reforça ainda mais o conceito da programação. “A intenção é possibilitar um maior conhecimento em torno da memória do espanhol Luiz Galvez Rodriguez de Arias, popularmente conhecido como Imperador Galvez, bem como da república por ele liderada em favor da criação do Estado Independente do Acre”.

Na segunda-feira, 14, a programação tem início às 8 horas, com um café da manhã restrito a convidados, que seguem, às 8h30, para a abertura oficial com o hasteamento das bandeiras feita por autoridades e alunos das escolas locais, ao som dos hinos do Acre e de Porto Acre. Entre 9 e 12 horas os soldados do 4º Batalhão de Infantaria e Selva realizarão o Desfile Militar, seguido da apresentação de fanfarras das escolas da região.

Após o almoço, às 14 horas, acontece uma mesa redonda com convidados sobre o Tratamento da Memória e Produção de História do Acre, seguida, às 16 horas, da cruzada de barcos fazendo a travessia do Rio Acre rumo à Colônia Nazaré, com salva de tiros em homenagem à Expedição dos Poetas ao término da travessia.

O encerramento começa a partir das 18 horas, com um forró cultural, que inclui jantar, desafio de repentistas, apresentação de músicas temáticas, quadrilha, Passa-fogo de Compadre e Comadre e uma grande festa a partir das 23 horas. O evento é uma realização da Confraria da Revolução Acreana em parceria com o Governo do Estado do Acre, através da Fundação Elias Mansour, e Prefeitura do Município de Porto Acre.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter