Conferência sobre educação indígena vai reunir em Plácido de Castro 22 etnias

Evento é preparatório para o encontro nacional 

 

placido_de_castro_.jpg

Conferência é antiga reinvidicação dos povos indígenas para promover debate amplo sobre educação volta a essas populações (Foto: Eunice Caetano/SEE)

O município de Plácido de Castro sediará no período de 23 a 27 de agosto de 2009, a 1ª Conferência Regional de Educação Escolar Indígena no Acre – CONNEEI. O evento, que acontece na Pousada da Floresta, será um fórum de discussão que terá como objetivos principais, a reflexão sobre as Diretrizes da Educação Escolar Indígena e Políticas, Gestão e Financiamento da Educação Escolar Indígena. 220 delegados, sendo 140 indígenas de 22 etnias do Acre e sul do Amazonas estarão presentes ao encontro, além de indigenistas e de instituições governamentais.

A realização da 1ª CONEEI culminará na Conferência Nacional, que é uma antiga reivindicação dos povos indígenas para proporcionar a reflexão com maior profundidade e elaborar um documento com a ampla participação destas populações para que se efetivem programas e políticas de Educação Escolar Indígena já garantidas nas diretrizes para esta modalidade de ensino.

Todas as exposições e debates serão ministrados por lideranças e professores indígenas das várias etnias e terão como eixos temáticos a Educação Escolar, Territorialidade e Autonomia; Práticas Pedagógicas; Políticas, Gestão e Financiamento da Educação Escolar; Participação e Controle Social e Diretrizes para a Educação Escolar.

Durante a conferência será discutida a implementação ou não no Estado, do Decreto Presidencial nº 6.861, de 27 de maio de 2009, que define a Educação Escolar Indígena em Territórios Etnoeducacionais, ou seja, eliminar as fronteiras políticas e trabalhar com índios que possuam semelhanças lingüísticas e culturais. A proposta inicial do MEC e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade -SECAD para o Acre, é que incorpore mais oito etnias do Amazonas em seu território.