Conferência de Segurança resgata valores como participação comunitária no combate à violência

Encontro lota o auditório da FIRB/FAAO no primeiro dia, e promete boas discussões para esta sexta

delegado.jpg

Delegado de Brasileia, José Alves dos Santos, participa da Conferência (Foto: Assessoria SESP)

A 1ª Conferência Estadual de Segurança Pública teve início na manhã desta quinta-feira, 9, e vai até o final da tarde desta, sexta, 10. De todos os municípios vieram representantes, inclusive do longínquo Jordão. A distância não foi empecilho para a discussão. "A importância de um evento como esse compensa", garante o prefeito de Jordão Hilário de Holanda Melo.

O Município de Brasiléia, distante 230 km de Rio Branco, na fronteira com a Bolívia está representado pelo delegado de Polícia Civil, José Alves dos Santos.

Alves fala com entusiasmo da 1ª Conferência Estadual de Segurança Pública. "O que eu preconizava há mais de 20 anos agora de concretiza. Sempre defendi o envolvimento da sociedade nas discussões sobre segurança pública. Defendo que Segurança Pública só é possível com a participação da comunidade, com parcerias", enfatiza.

Durante a Conferência Regional de Brasiléia, dia 23 de maio, um dos princípios aprovados foi investimentos em programas de qualificação profissional para jovens e adolescentes, priorizando aqueles que estão localizados nas áreas de fronteiras.

Destaque para a estruturação dos órgãos de segurança pública nas fronteiras, garantindo o combate eficiente ao narcotráfico.

Em relação às diretrizes, Brasiléia optou por escolher o fortalecimento dos Conselhos Tutelares, criação de Conselhos de Segurança Pública, para avaliar e cobrar resultados.

O auditório da Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO) palco do grande acontecimento, tem estado lotado por todo dia. "A presença de público tem sido surpreendente. Superou todas as expectativas", disse a secretária Márcia Regina, logo após o ato solene de abertura da conferência.