Comunidades rurais de Xapuri recebem benefícios do programa Água para Todos

Cerca de cem famílias das comunidades rurais de Xapuri foram contempladas com poços domiciliares oriundos da primeira etapa do Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Água (Água para Todos).

O projeto garante a distribuição de água potável para os moradores do Recanto do Equador e da Sibéria e é desenvolvido pelo governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa).

Com o cadastro e a capacitação dos beneficiários, as equipes técnicas também acompanharam os trabalhos de perfuração dos poços, a construção da estrutura dos reservatórios e a instalação das tubulações, bombas, dosadores de cloro e das caixas d’água.

“O objetivo do programa é levar água de qualidade para o consumo humano, além de reforçar as atividades agrícolas das famílias que tinham dificuldade de acesso a esse recurso natural e percorriam grandes distâncias para coletar de córregos ou açudes”, destaca o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães.

Moradores do Recanto do Equador e da Sibéria foram beneficiados com poços tubulares ou amazonas (Foto: Cedida)

O convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) proporcionou o investimento de R$ 650 mil, utilizando poços amazonas ou poços tubulares, levando em consideração as peculiaridades de cada região.

O gestor informa que a autarquia entrará em fase de elaboração de novos recursos para atender as novas demandas. “Foram beneficiadas as regiões com históricos de problemas com a captação de água e implantamos os melhores métodos de abastecimento. Concluímos esta etapa de benefícios e faremos a conclusão oficial nos próximos dias”, relata Magalhães.

Além de Xapuri, o programa Água para Todos atende 68 famílias da zona rural de Brasileia. Na segunda etapa, o projeto atenderá Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Feijó e Tarauacá.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter