Comunidade digital: telas do conhecimento

Programa está presente em todos os municípios do Acre e estimula o aprendizado através do computador 

dsc_0024__.jpg

Telecentros estão em instalados em todos os municípios do Acre (Foto: Gleilson Miranda / Secom)

dsc_0017_____.jpg

Monitores conquistam novos usuários durante a Expoacre Juruá (Foto: Gleilson Miranda / Secom)

Uma tela que abre as portas para imagens, textos e vídeos de lugares de todo o planeta, para diferentes conhecimentos, culturas e modos de vida. Jogos que ensinam e aulas que levam ao aprendizado do próprio manuseio dos computadores. Acreditando nessa fonte de educação que o programa Comunidade Digital se fortalece. A iniciativa é também foi apresentada na Expoacre Juruá, em uma grande oca.

Implantado no Acre em 2005, pelo governo federal em parceria com o Governo do Estado, para integrar as ações dos programas federais Fome Zero e GESAC, num projeto único, seu objetivo é oferecer pontos de livre acesso à população, com uso da tecnologia da informação como instrumento de cidadania e combate à pobreza.

O programa tem apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), junto ao Ministério das Comunicações que, inclusive, foi responsável pela disponibilização da internet na oca do Comunidade Digital na feira, que acontece na Avenida Coronel Mâncio Lima.

No Acre são 30 telecentros instalados, nove deles na capital Rio Branco. Os telecentros são espaços com computadores, equipamentos de áudio e vídeo com acesso gratuito à internet. Eles também possuem uma programação permanente de aulas de informática em software livres, segundo a coordenadora do programa, Alessandra Meireles.

O diferencial do programa no Acre, é que o Estado é o único com 100% de cobertura, em que os telecentros estão disponíveis em todos os municípios. São 194 equipamentos. Até agora, 18 mil 592 pessoas estão cadastradas, ou seja, já utilizaram o serviço. “Temos usuários que chegaram ao telecentro sem saber o que é um computador. A partir daí mudaram as suas rotinas, nos visitando com freqüência”, diz Alessandra.

A coordenadora do programa conta ainda que o projeto é conhecido pelo público infantil e jovem, o que leva muitos adultos a pensarem que não podem ser beneficiados também. Mas a intenção é que isso mude. “Muitos adultos trazem o filho e não sabem que também podem usar. Queremos que pessoas de todas as faixas etárias participem.”

Levando o conhecimento – Instrutores do telecentro de Cruzeiro do Sul, junto a equipe de Rio Branco, estão conquistado novos usuários durante a feira. Alguns já ouviram falar do espaço na cidade, que fica na Biblioteca Pública, mas não foram conhecer. “Na feira eles sentem menos vergonha de conhecer. Acaba sendo um estímulo para que no término do evento procurem o telecentro da cidade, até porque já estarão cadastrados”, diz Alessandra.

Joaci Luiz Pereira, 11, é um dos novos usuários. Ele diz que a irmã freqüenta o telecentro e nunca quis acompanhá-la, mas garante que agora será diferente. “Os jogos educativos me ajudam a aprender”, comenta ao falar do que mais gosta no computador.

Daniel Pereira, 12, já é freqüentador e ressalta que o computador lhe ensinou muita coisa. “Aqui aprendo a localização dos estados brasileiros quando brinco de montar o mapa do país. Gosto de aprender no computador.”

Entre uma máquina e outra, pessoas completamente diferentes encontram algo em comum: a vontade em aprender.