Computadores portáteis chegam a escola rural e no município de Sena Madureira

Mais de 13 mil equipamentos foram distribuídos para estimular o processo de ensino aprendizagem dos alunos

a_escola_rural_santiago_dantas_tem_projetos_de_inclusao_digital_desde_2008_foto_mardilson_gomes.jpg

A escola rural Santiago Dantas tem projetos de inclusão digital desde 2008 (Foto: Mardilson Gomes)

escola_dom_mattioli_em_sena_madureira_foi_contemplada_com_mais_de_400_netbooksfoto_mardilson_gomes.jpg

Escola Dom Mattioli, em Sena Madureira foi contemplada com mais de 400 netbooks (Foto: Mardilson Gomes)

Ao entrar em uma sala de aula é comum nos depararmos com a tradicional imagem do professor frente ao quadro negro fazendo uso do giz, mas, esses objetos já não são os únicos recursos de apoio para os docentes da Escola Municipal Euclides Feitosa Cavalcante. Eles poderão contar, a partir de agora, com os laptops do Programa Um Computador por Aluno (UCA), entregues na tarde da última terça-feira, 28, pelo secretário de Educação e Esporte, Daniel Zen. No total, o Acre recebeu mais de quatro mil equipamentos do UCA para serem distribuídos por nove escolas.

Para receber os 464 laptops, a Escola Euclides Feitosa Cavalcante passou por uma série de adaptações exigidas pelo Ministério da Educação (MEC), como colocação de grades e tomadas elétricas em todas as salas de aula e prateleiras para acomodar os equipamentos. “Essa escola foi uma das primeiras a realizar todos os procedimentos corretos. É um exemplo inclusive para as outras”, comenta a coordenadora estadual Rosa Braga do Núcleo de Tecnologia Educacional-NTE, órgão responsável em ministrar oficinas para o uso das novas tecnologias nas escolas da rede pública acreana.

Miguel Crispiniano tem três filhos estudando na escola. Ele comenta que seus filhos chegam entusiasmados todos os dias em casa dizendo o que aprenderam no computador. “Para nós, pais, é um sonho grande estar vendo os filhos interessados nos ensinos, e agora com o computador, isso só fez aumentar. Agora sinto que o ensino melhorou”. Sua filha Michelly Miguel, de 09 anos, confirma o que o pai diz. “Achei muito bom. Todo dia faço pesquisa e aprendo mais. As aulas ficaram bem interessantes”.

Outra unidade de ensino contemplada com o UCA foi a Escola Estadual Rural de Ensino Fundamental e Médio Santiago Dantas, que desde 2008, desenvolve trabalhos de inclusão digital com seus alunos. A instituição de ensino é a única da zona rural contemplada. Com a chegada dos 373 laptops, o trabalho será intensificado, garante a professora Francielda Lima. “Vamos fortalecer o trabalho de leitura e produção textual. Cada tecla que eles apertam proporciona um descobrimento e ficam felizes por estarem inseridos nessa nova realidade”.   

Concluintes de escola de Sena Madureira recebem netbooks

criancas_da_escola_euclides_cavalcante_usam_laptops_do_uca__para_pesquisar_na_internet__temas_das_aulasoto_mardilson_gomes.jpg

Crianças da escola Euclides Cavalcante usam laptops do UCA para pesquisar na internet temas das aulas (Foto: Mardilson Gomes)

O maior número de netbooks entregues a uma escola pelo Programa de Inclusão Digital ensinomédio.ac foi realizado também na tarde da quarta-feira, 28, em Sena Madureira. Foram 412 máquinas, que a partir de agora contribuirão para o aprendizado dos concluintes do ensino médio da  Escola Dom Júlio Mattioli.

Iniciativa do Governo do Estado, o net do ensinomédio.ac terá cerca de três mil obras literárias à disposição do aluno, além de conteúdos educacionais elaborados pelo MEC. Quando for concluída a entrega dos nets em todas as escolas urbanas de ensino médio dos 22 municípios acreanos, o Governo terá incluído no mundo digital cerca de  nove mil estudantes. “Um dos grandes objetivos deste programa é permitir o direito de acesso aos meios digitais. Na era moderna, a informação é um direito fundamental do ser humano”, afirma Daniel Zen.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter