Competiçao de natação e bocha são promovidos no Campeonato Paralímpico

(Foto: Alexandre Noronha/Secom)
A Competição Paralímpica escolherá quem representará o Acre nas Paralimpíadas Escolares (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Natação e Bocha marcaram mais um dia do Campeonato Paralímpico em Rio Branco. As atividades, que começaram com o atletismo na quinta-feira, 11, foram promovidas na manhã deste sábado, 13, nas dependências do Ginásio do Sesi.

(Foto: Alexandre Noronha/Secom)
Avó divide o sonho com a neta de vê-la em uma competição nacional (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

A competição visa selecionar atletas das três categorias que representarão o Acre nas Paralimpíadas Escolares. O evento será realizado entre os dias 21 e 26 de novembro, em São Paulo.

A nadadora Laís Vitória Cruz, de 16 anos, já pratica o esporte há quase dois anos. Ela conta que seu grande sonho é competir em eventos nacionais. “É preciso treinar muito, mas estou confiante que consigo”, diz.

A avó da atleta, Aldenora Nobre, ressalta que apoia o sonho da neta: “Quando o médico nos informou que a prática do esporte a ajudaria em seu desenvolvimento, logo procuramos a natação, e graças a Deus deu certo. Lá em casa, todos a apoiamos e acreditamos nela”.

Esporte sobre rodas

(Foto: Alexandre Noronha/Secom)
A bocha paralímpica é um esporte voltado apenas para cadeirantes (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

A bocha tem como objetivo principal encostar o maior número de bolas na bola branca alvo, denominada como Jack. No paralímpico, os jogadores competem em cadeiras de rodas. A modalidade é dividida em quatro categorias, que são diferenciadas pelos níveis de deficiência mental e física.

Com apenas 15 anos, Raylander Christian da Costa já participou de três competições nacionais, atingindo boas colocações. “Desde 2012, garanti primeiro, segundo e terceiro lugar. Em janeiro, vou participar da competição em São Paulo e buscarei novamente a primeira colocação”, diz.

A técnica de bocha do Dom Bosco, Rakel Thompsom, conta que cerca de 12 atletas do Dom Bosco e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) participam da modalidade: “Para eles é muito bom, pois aqui é classificatória para os jogos regionais e nacionais, o que os motivam a participar”.

Neste ano, além do Campeonato Paralímpico, será realizado o Festival Olímpico. Na oportunidade, será promovida a fase regional e, em seguida, a geral, envolvendo todos os municípios acreanos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter