economia

Comparativo entre receita e despesa resulta em equilíbrio das finanças do Estado em novembro

Apesar do cenário da pandemia da Covid-19, a receita própria do Acre no mês de novembro resultou em mais de R$ 431 milhões, sendo que o montante de investimentos e despesas foi de cerca de R$ 380 milhões. O resultado obtido se deu graças a ações estratégicas e de planejamento do governo.

Os dados são da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) publicados no Portal da Transparência, onde são divulgadas todas as informações da forma mais ágil e clara possível ao cidadão, a partir dos sistemas orçamentários e financeiros utilizados.

O site além de automatizar e padronizar a busca e entrega de dados, facilita o acesso para todos os envolvidos Foto: João Paulo Castro/Sefaz.

O secretário da Fazenda, Rômulo Grandidier, ressaltou que o governador Gladson Cameli tem  compromisso com a transparência dos gastos públicos e que vem prestando contas de forma ampla à sociedade acreana.

A determinação de Gladson Cameli é aproximar o serviço público do cidadão e garantir agilidade e transparência no acompanhamento dos gastos da máquina pública, bem como na obtenção das receitas.

“A meta é assegurar o equilíbrio das contas públicas, a responsabilidade dos agentes na condução da política fiscal e honrar os compromissos com a população, servidores e fornecedores”, explicou o secretário adjunto do Tesouro Estadual da Sefaz, Amarísio Freitas.

Já o secretário adjunto da Receita Estadual da Sefaz, Breno Caetano, acrescenta que “garantir o equilíbrio das contas do governo em atendimento às disposições da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) é imprescindível para uma gestão fiscal eficiente, que previne riscos e corrige desvios que possam afetar a estabilidade das contas públicas”.

Site da Transparência

A solenidade de lançamento do Site da Transparência foi realizada em julho no auditório da Biblioteca Pública, com a presença do governador Gladson Cameli. O site foi apresentado totalmente reformulado, mais prático e completo, modernizado e com um layout que facilita o acesso do cidadão às informações do Estado, trazendo em sua tela inicial os principais dados de transparência.

A atualização do site foi feita pela Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), com a parceria da Sefaz, da Controladoria Geral do Estado (CGE), da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e da Casa Civil.

O site do portal da transparência http://transparencia.ac.gov.br/#/dashboard