Encontro

Comitivas peruanas e bolivianas já estão a caminho de Rio Branco para encontro de empresárias rurais

A apenas um dia do II Encontro de Mulheres empresárias Rurais de Baixas Emissões na Amazônia Sul Ocidental – Região MAP, as caravanas, voos e comitivas do Acre, Peru e Bolívia, já estão a caminho de Rio Branco. O evento, com início às 8h desta quinta-feira, 12, promoverá o debate entre palestrantes e moderadoras com o público em geral sobre o bom uso dos recursos naturais na produção rural, com foco nas baixas emissões de carbono e na temática da mulher como representante do topo da cadeia produtiva.

Comitiva de peruanas que estão indo para Rio Branco especialmente para o encontro de mulheres empresárias rurais Foto:

O evento é promovido pelo Governo do Estado do Acre, por meio da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Acre (CDSA) e Secretaria de Estado de Indústria, Ciências e Tecnologia (Seict), em parceria com a Earth Innovation Institute (EII), com a união de três regiões: Madre de Dios, no Peru; Acre, no Brasil; e Pando, na Bolívia.

“Vamos valorizar a mulher empresária do campo que respeita o meio ambiente, não desmata, não faz queimadas. Elas se preocupam com o futuro, com as próximas gerações. No encontro, queremos propor a troca de ideias entre elas e o público, realizando um evento ainda melhor do que a primeira edição, no ano passado em Puerto Maldonado (Peru)”, afirma Elsa Mendoza, coordenadora da Earth Innovation Institute (EII) no Estado.

O diretor presidente da CDSA, José Gondim, relata a importância do investimento das pautas de gênero nas ações do governo. De acordo com o presidente o encontro de mulheres empresárias rurais funciona como uma agenda de negócios, visando ativos ambientais em cadeias produtivas.

“Por obrigações normativas, precisamos ter o viés de gênero e de juventude. Eventos como esse são importantes para extrairmos informações, saber como está a produtividade dessas mulheres. Escolhemos esses estados (Pando, Madre de Dios e Acre) por essa necessidade de integração dessas regiões fronteiriças. É uma pauta sensível (gênero), por tudo que envolve as dificuldades da mulher, que sempre tem a carga de trabalho mais alta, dificuldades para se inserir no mercado de trabalho, principalmente como empresária e empreendedora. Mostraremos mulheres fortes, guerreiras, que contribuem com o desenvolvimento de suas comunidades”, disse Gondim.

O evento é aberto ao público, com inscrições gratuitas feitas no local a partir das 8h. Haverá palestras com representantes das três regiões participantes, feira de produtos, minicursos e outros, com encerramento no dia 13, com direito à visita aos pontos turísticos de Rio Branco e um jantar de confraternização.

Cartaz oficial do evento de mulheres empresárias rurais.

Nesta quinta-feira, após a abertura do encontro com a apresentação dos três países (Brasil, Peru e Bolívia), haverá a palestra “O papel da mulher no GCF –FT e a contribuição para Amazônia”, com a moderação de Isnailda Gondim, diretora na Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo do Acre (Sedur), com a participação das primeira-damas Ana Paula Cameli (Acre), Paola Zambrano (Pando) e Socorro Hidalgo (Madre de Dios).

Confira a programação de amanhã do II Encontro de mulheres empresárias rurais de baixas emissões na Amazônia Sul Ocidental – Região MAP:

Dia 12 março 2020 – Início do Encontro

Horário Tipo de atividade
7h15 Instalação dos stands (participantes PE, BR e BO)
8h00 Inscrição dos participantes
8h30 Abertura do evento

Brasil, Peru e Bolívia

9h30

 

Palestra:
“A participação da Mulher Empresária Rural no Contexto da Região Map”

 

Dra. Isnailda Gondim – diretora na Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo  – Sedur (AC)
10h Intervalo
10h30 a 12h30  

 

Painel :

A Mulher e o setor produtivo de  baixas emissões na região Amazônia Sul-Ocidental”

Representante do setor;

 

Madre de Dios: Sra. Sara Hurtado

Acre: Sra. Geovana Castelo

Pando:  Sra. Doris  Dominguez Ecuari

Moderador: Elsa Mendoza

 

12h30 Almoço
14h30 Minicurso:

Empresarias rurais e novas oportunidades de mercados

Maritza Bejarano Chavon – PROMPERÚ
 16h Intervalo
 

16h30

Continuação do minicurso Maritza Bejarano Chavon –PROMPERÚ
19h Jantar  e Noite Cultural