Comitê Mais Obras: governo alinha ações para 2021

Os representantes das secretarias integrantes do Comitê Mais Obras reuniram-se nesta quinta-feira, 7, para o alinhamento das ações de 2021. Em atendimento à recomendação do governador Gladson Cameli, o fortalecimento da presença do Estado nos 22 municípios do Acre será prioridade.

O encontro reuniu representantes das secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Planejamento (Seplag), Desenvolvimento Urbano e Regional (Sedur), Licitações (Selic) e Fazenda (Sefaz), além do Departamento de Estradas de Rodagem (Deracre) e Departamento de Água e Saneamento (Depasa). Durante a reunião, foram abordadas questões relativas ao cronograma de ação, distribuição das máquinas e contratação de pessoal.

Ao abrir o encontro, o secretário de Infraestrutura, Ítalo Medeiros, destacou alguns projetos em andamento. O pacote de obras já licitadas para o interior inclui modernização dos aeródromos de Jordão e Porto Walter e construção de uma ponte em Xapuri. “Além de novas obras, precisamos estar alinhados para a manutenção das estruturas já existentes”, lembrou.

Comitê Mais Obras alinha ações para 2021 Foto: Clemerson Ribeiro/Depasa

A ideia é trabalhar em parceria. Ao longo de 2020, a ação realizada pelo governo, por meio do Deracre e em parceria com as prefeituras do interior, alcançou seis mil quilômetros de ramais. “Este ano o desafio é ampliar essa cobertura” lembrou o presidente do Deracre, Petrônio Antunes.

Para o secretário de Planejamento, Ricardo Brandão, “é importante elaborar propostas por regiões, de modo a garantir a manutenção igualitária a todos os municípios”.

No que se refere a saneamento, os investimentos devem contemplar ampliação e melhorias do sistema de água e esgotamento em todo o estado, como a obra de reforma do sistema de Brasileia e Assis Brasil. “Faremos nova visita aos municípios para cuidar dos detalhes para a entrega das obras que devem ocorrer nos próximos 60 dias”, destacou a presidente do Depasa, Waleska Dessotti.

Uma vez elencadas as prioridades de cada secretaria pelos integrantes do comitê, o  próximo passo será a conclusão do inventário de obras e plano de distribuição de recursos humanos e materiais para reforçar as ações realizadas pelo governo por meio do Depasa, Deracre e prefeituras do Acre.

Ainda durante o encontro, o  secretário de Desenvolvimento Urbano, Vinicius Sanchez, informou sobre processos em andamento para conclusão de obras importantes na capital, como reforma do Teatrão e do Museu de Rio Branco.

“Foi um reunião bem produtiva, com vários encaminhamentos que serão cumpridos neste comecinho de ano, para que no verão tudo esteja em andamento”, avaliou Ítalo Medeiros.

Mais obras

Criado pelo governador Gladson Cameli por meio de decreto, o Comitê Mais Obras tem o objetivo de coordenar os investimentos em obras de infraestrutura como um todo, dinamizando e dando celeridade à elaboração e andamento de projetos licitados. As ações conjuntas devem garantir celeridade em tudo o que envolve o setor produtivo.

Durante a reunião do comitê nesta sexta, o  secretário de Fazendo, Rômulo Didier, reiterou o compromisso em continuar trabalhando para agilizar os processos e garantir a liberação de recursos.

 

 

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter