Em São Paulo

Comitê acreano participa de Seminário Internacional Paralímpico Escolar

Representantes acreanos participaram do seminário internacional realizado em São Paulo (Foto: Cedida)

Uma comitiva com oito representantes acreanos participou na última semana – de 5 a 9 de julho – do 1o Seminário Internacional Paralímpico Escolar, em São Paulo. Na oportunidade, foram apresentadas três pesquisas, sendo uma de forma oral sobre políticas públicas e ações que o Estado tem desenvolvido no desporto, e as demais sobre atletismo e qualidade de vida dos paratletas.

Entre os bons resultados expostos, estavam os investimentos voltados para a área: “Uma coisa que o Acre se destaca é que a Lei de Incetivo ao Esporte destina 5% do seu valor ao paralímpico, coisa que em outros estados observamos que não tem. É uma iniciativa que ajuda e muito no desenvolvimento deste setor”, diz o educador físico e gestor de políticas públicas, Kenedy Maia,

Além disso, o evento proporcionou a troca de experiência, capacitação e reciclagem de conhecimentos entre os treinadores físicos participantes. A ideia é que, a partir de agora, tudo o que foi aprendido no seminário seja multiplicado com os demais profissionais da área que atuam em todo o estado.

“O governo já vem investindo na capacitação de profissionais que trabalham com esse público. Nesse seminário internacional, o Acre teve a oportunidade de apresentar as ações aqui desenvolvidas, e a partir disso, vamos aprimorando e ampliando nosso quadro de profissionais atuantes na área de esporte de rendimento”, aponta a secretária-adjunta de Esporte, Shirley Santos.

Para o professor de atendimento especial do Dom Bosco, Clodoaldo Castro, a partir da expansão desses trabalhos, será possível obter um bom retorno dos atletas. “Já temos aqui no Acre um grande nome, que é o jovem Lucas Vinícius Damasceno, que irá representar a seleção brasileira no Campeonato de Jovens, na Suíça. Queremos que esse trabalho dê ainda mais oportunidades e consolide uma base sólida em outros jovens com deficiência”.