Comissão do Acre conhece em Campinas a Central de Rádio e de Monitoramento

Programa paulista é referência nacional na integração de instituições da área de Segurança Pública

Dentro do processo de modernização que o governo do Estado está implantando no setor de Segurança Pública, a substituição de equipamentos tecnicamente obsoletos é  uma das prioridades. Na semana passada, uma comissão formada pelo major Almir Lopes de Souza, da Polícia Militar, o delegado de Polícia Civil José Henrique Maciel Ferreira (diretor-geral e diretor operacional, respectivamente), o subtenente Genival Gomes da Silva e o coordenador do Serviço de Rádio da Secretaria de Segurança Pública do Acre, Rubens de Oliveira Saab, estiveram na cidade de  Campinas (SP) para visitar o Centro Integrado de Monitoramento (CimCamp).

O CimCamp é hoje referência no Brasil em operações de monitoramento com câmeras de vídeo, radares e sistema de rádios digitais de comunicação utilizados por agentes e ainda o setor de atendimento ao público.  No local é feito o monitoramento de 317 câmeras espalhadas em 143 pontos da cidade.

“Hoje ainda operamos com serviço de rádio analógico, vulnerável à escuta por estranhos. Isso naturalmente compromete em muito nosso serviço de inteligência. Ficamos bem impressionados com a tecnologia implantada no CimCamp”, disse Saab.

Trabalham de forma integrada representantes da Guarda Municipal, Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Serviços Técnicos Gerais (Setec), Defesa Civil e mais cinco órgãos, além das secretarias de Saúde, de Educação e de Infraestrutura.

A integração entre esses órgãos permite, por exemplo, que a partir da constatação de uma ocorrência seja possível traçar um diagnóstico da necessidade de atendimento e acionar os agentes das áreas envolvidas para tomada de decisão.

“O nosso centro integrado pode até atender nossas necessidades, mas envolve apenas os setores de segurança, composto por políciais civis, militares e corpo de bombeiros”, acrescentou Saab.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter