Comissão Estadual de Validação e Acompanhamento do Sisa debate aprimoramento do Programa REM Acre Fase II

Membros da Comissão Estadual de Validação e Acompanhamento (Ceva), do Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais (Sisa), estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, 1º, na Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Acre (Seplag), em Rio Branco, participando da primeira reunião extraordinária do ano para debater pautas de interesses do Sisa e Programa REM Acre Fase II. 

A reunião foi conduzida pela coordenadora da Ceva, Joci Aguiar, e contou com a participação dos membros e titulares da sociedade civil e do Estado. Inicialmente foi apresentado o Plano de Comunicação do Programa REM Acre Fase II e o Plano de Ação da Ceva, com seus respectivos orçamentos para as atividades do ano, entre outros informes. Após as apresentações, os membros puderam realizar apontamentos para aprimorar as atividades no âmbito do Sisa e do Programa REM Acre Fase II.

Membros da Ceva realizaram apontamentos para o aprimoramento das atividades no âmbito do Sisa e do Programa REM Acre Fase II. Foto: Ângela Rodrigues/IMC

Representando a sociedade civil organizada, além de Joci Aguiar, esteve presente Júlio Barbosa, ambos do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS); Ismael Barbosa, da Associação dos Agentes Agroflorestais Indígenas do Acre (Amaaiac); Paulo Gomes Brasil, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Acre (Fetacre); Mônica de Los Rios  e Elsa Mendoza, do  do Earth Innovation Institute (EII).

Representando o poder público, Quelisson de Lima, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semapi); Ellen Abud, da Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio (Sepa); Alriberto Ferreira, da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac); e Raul Torrico, do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC).

A participação social é um dos instrumentos primordiais dentro da Ceva, uma vez que a comissão é instituída como espaço democrático que orienta e legitima o processo de execução do Sisa, garantindo que as ações obedeçam a interesses da sociedade acreana. São competências da Ceva garantir a transparência e o controle social dos programas, subprogramas, planos de ação e projetos especiais do Sisa, a exemplo do Programa REM Acre Fase II.

A reunião extraordinária da Ceva foi conduzida pela coordenadora Joci Aguiar, na Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). Foto: Ângela Rodrigues/IMC

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest