Missão 7 de Setembro

Comissão Estadual de Gestão de Riscos Ambientais define ações para o feriado de 7 de setembro

Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 6, representantes de várias instituições que formam a Comissão Estadual de Gestão de Riscos Ambientais (CEGdRA) definiram as ações de combate às queimadas neste feriado de 7 de setembro em todo o Acre. Todas as previsões e monitoramento por satélite serão enviadas ao 4º Batalhão de Infantaria e Selva do Exército Brasileiro (4º BIS) para orientar os sobrevoos nas áreas críticas.

O Governo do Estado do Acre por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), e do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), está fornecendo todas as informações necessárias para dar suporte às operações.

“Nossa equipe tem trabalhado analisando todos os dados dos satélites e acompanhando em tempo real a situação de queimadas no Estado do Acre. Todos os dias lançamos boletins informativos, que inclusive podem ser acessados por toda a população através do link https://chat.whatsapp.com/HbeJtXrrFac0Y18ddRm8ck”, afirmou a diretora executiva da Sema, Vera Reis.

O Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) está em campo acompanhando o 4º BIS nas missões da Floresta Estadual do Antimary e da Floresta Estadual Afluente que já estão em andamento e vão acontecer até o dia 9 deste mês.

Força Nacional

A Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) chega ao Acre na próxima segunda-feira, 9, para dar suporte ao Corpo de Bombeiros. “As missões de campo serão reforçadas. Sabemos que nesse mês de setembro, especialmente no início, é quando acontecem muitas queimadas e já estamos com uma estratégia traçada para realizar o combate”, explicou o coronel Carlos Batista, comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Acre.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), estará atuando na região do município de Sena Madureira e também vai intensificar as ações no Estado.

Todas as previsões e monitoramento por satélite serão enviadas ao 4º Batalhão de Infantaria e Selva do Exército Brasileiro (4º BIS) para orientar os sobrevoos nas áreas críticas Fotos: Cedidas