confiança

Comerciantes estão confiantes para as vendas natalinas

O Governo do Estado injetou na economia do Acre mais de R$ 155 milhões com o pagamento da segunda parcela do 13° salário a todos os servidores públicos estaduais, garantindo um reforço nos setores de comércio, que sentem o aquecimento com as festas de fim de ano.

A expectativa é que as vendas aumentem até a véspera de Natal Foto: Neto Lucena/ Secom

A autônoma Eliane Queiroz, que já atua no ramo do comércio há mais de dez anos, diz estar satisfeita com as vendas e que a expectativa é aumentar até o Natal. “As vendas melhoraram bastante em relação ao ano passado. O pagamento do décimo com certeza influenciou. Já estamos há mais de 10 anos nessa área, somos uma empresa familiar”, disse.

A autônoma Lourdes disse que está feliz com suas compras Foto: Neto Lucena/Secom

A circulação de dinheiro tende a aquecer tanto as macroempresas quanto os microempreendedores, como a senhora Lourdes Neves, consumidora e revendedora que estava finalizando suas compras natalinas. “Os preços estão razoáveis, estou conseguindo comprar. Também sou revendedora de cosméticos e minhas vendas melhoraram bastante”, afirmou.

Diretor André Gil destaca a importância do consumidor para o PROCON Foto: Neto Lucena

O diretor-presidente do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), André Gil, ressaltou a importância de ficar alerta às ofertas suspeitas. “Teste o produto antes de levar para casa e fique atento em relação aos produtos de consumo para a ceia de Natal e, principalmente, ao prazo de validade. Em relação às compras online, confira a razão social da empresa e se o site é seguro”.

Pesquisa aponta crescimento na expectativa de vendas

Pelo menos 72% dos empresários se mostraram otimistas com as vendas de Natal em 2019 e afirmaram acreditar em maiores transações. A pesquisa, do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC, por meio do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Acre (Ifepac), abordou 117 empresários do comércio de bens, serviços e turismo no período de 3 de dezembro ao dia 11.

Dentre aqueles com cenário positivos para as vendas para o próximo Natal, destacaram-se 31%, que disseram aguardar aumento do meio circulante no mercado local com o pagamento do 13º salário, assim como outros 18%, que apostaram na motivação de gastos dos consumidores beneficiários de saques do FGTS.

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre, Leandro Domingos, disse que 40% dos empresários acreditam em aumento do movimento das vendas para o Natal após o pagamento do 13º salário.