Começa em Rio Branco programação alusiva ao Dia dos Direitos Humanos

Abertura foi feita com apresentação do Procon (Foto: Rayele Oliveira)
Abertura foi feita com a apresentação do Procon (Foto: Rayele Oliveira)

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), deu início nesta terça-feira, 8, à programação alusiva ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado em 10 de dezembro.

Em parceria com o Procon, o evento de abertura foi realizado às 9h30, no auditório da Biblioteca Pública, em Rio Branco. Na oportunidade, o Procon apresentou o balanço das ações realizadas ao longo de 2015.

Segundo o diretor da instituição, Diego Rodrigues, as políticas de defesa dos direitos humanos caminham juntas com as dos direitos do consumidor. De acordo com a apresentação feita à comunidade presente, em 2014, o Procon realizou 19.922 atendimentos, e até o início de dezembro deste ano, foram contabilizados 17.622.

Os atendimentos preliminares apontam que a maioria dos casos dos que procuram o órgão, tem as demandas resolvidas na primeira conversa. No ano passado, foram 4.970, e em 2015, quase 6.000.

Ainda, 650 estabelecimentos foram fiscalizados este ano, com menos autuações do que no anterior, o que representa um avanço graças às ações e programas estratégicos desenvolvidos.

“Pra nós, 2015 já é um ano satisfatório. Queremos informar à população que estamos agora com a Operação Boas Festas, para dar mais segurança para o consumidor durante esse período de compras de fim de ano”, informou.

O gestor da Sejudh Nilson Mourão reforçou o objetivo da programação: “Garantir a dignidade das pessoas. Pra isso existem políticas de direitos humanos”. Por isso, a Sejudh começa hoje o atendimento no Centro de Referência em Direitos Humanos no Terminal Urbano de Rio Branco, que vai até quarta, 9.

As atividades da programação vão até quinta-feira, 10, com solenidade de entrega de prêmio, certificação de conselheiros tutelares do quadriênio 2016/2019, passeata com a sociedade civil e um show de encerramento.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter