Começa a desobstrução 80 km de rios e limpeza de 97 hectares de lagos no vale do Juruá

Recursos são provenientes de emenda do senador Tião Viana e contrapartida do Governo do Estado, beneficiando 1.620 famílias

acudes_onofre_brito_07.jpg
acudes_onofre_brito_10.jpg

Vice-Governador César Messias anunciou os investimentos que vão melhorar a piscicultura na região (Foto: Onofre Brito/Secom)

Os habitantes do vale do Juruá que trabalham com produção ou pesca de peixes estão vivendo um período de ótimas notícias. Na manhã desta segunda-feira, 07, na sede da Colônia de Pescadores de Rodrigues Alves, situada estrategicamente defronte ao rio Juruá, o vice-governador César Messias deu ordem de serviço para a desobstrução de 80 km de rios e limpeza de 97 hectares de lagos nos municípios de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima Porto Walter e Marechal Thaumaturgo. Os recursos foram liberados pelo Ministério da Pesca e Aqüicultura, oriundos de emenda do senador Tião Viana. Com a contrapartida do Governo do Estado, que é o executor do projeto, os recursos a serem empregados alcançam R$ 455 mil e vão beneficiar 1.620 famílias envolvidas nas atividades pesqueiras nos cinco municípios.

Segundo explicou Mamede Dankar, da Secretaria de Produção, a desobstrução dos 80 km de rios vai beneficiar 50 km do rio Juruá, (10 km em Cruzeiro do Sul, 20 km em Porto Walter e 20 km em Marechal Taumaturgo) e mais 30 km de outros rios que banham a região de Mâncio Lima: 5 km no rio Moa, 12 km no rio Timbaúba e 13 km no rio Azul. A limpeza vai acontecer em 97 hectares dos lagos Tatajuba e Grande, em Cruzeiro do Sul e o Lago Nova Cintra, em Rodrigues Alves.

Centenas de pessoas prestigiaram o ato de assinatura da ordem de serviço entre eles, pescadores, agricultores, vereadores, a deputada Perpétua de Sá e o prefeito de Rodrigues Alves Francisco Ernilson de Freitas (Burica). O vice-governador César Messias, disse que o governo está interessado em expandir a produção de pescado na região do Juruá tanto do peixe criado em açudes quanto o peixe pescado em lagos e rios. Segundo disse, a região do Juruá até o rio Valparaíso é a mais rica em lagos no Estado. Ele adiantou que o projeto ora em execução é um bom começo e vai beneficiar três lagos da região, mas que vai levar ao governador Binho a proposta de que a limpeza de lagos e rios se transforme num programa de governo. O senador Tião Viana e o Secretário de Produção, Mauro Ribeiro, não puderam participar da solenidade de lançamento do programa devido o mau tempo, quando o avião não decolou de Rio Branco.

acudes_onofre_brito_11.jpg

Vice-Governador César Messias reafirmou compromisso do Governo do Estado com o incentivo da piscicultura na região do Juruá (Foto: Onofre Brito/Secom)

Satisfeitos

acudes_onofre_brito_05.jpg

Prefeito de Rodrigues Alves assinou parceria e agradeceu investimentos (Foto: Onofre Brito/Secom)

O presidente da Colônia de Pescadores de Rodrigues Alves, José Gomes de Lima (Bigode), conta que na região há 12 lagos e que este projeto do senador Tião Viana é um primeiro passo importante. Com 400 associados, a Colônia de Pescadores de Rodrigues Alves tem tido seu trabalho muito prejudicado depois que os lagos ficaram cerrados. Ele contou que nos lagos em que falta oxigenação – o que ocorre em lagos cerrados – os peixes ficam com a cabeça grande e o corpo pequeno.

O presidente da Colônia de Pescadores de Cruzeiro do Sul, Elenildo de Souza Nascimento, considera o projeto um apoio para que os pescadores tenham melhor qualidade de vida. Ele lembrou que graças ao senador Tião Viana, 400 pescadores de Cruzeiro do Sul tiveram acesso a um programa de alfabetização. "O governo do Estado e o senador estão olhando para os pescadores e investindo para tentar melhorar nossa sorte" – disse.

Não apenas os pescadores vão se beneficiar com a limpeza dos rios. Segundo o presidente da Colônia de Pescadores de Mâncio Lima, Francisco Dias da Costa (França), metade da produção agrícola do município vem dos rios Moa, Azul, Timbaúba e Igarapé São Pedro. Nestes rios há muitos paus que impedem a navegação durante boa parte do ano, de modo que os colonos não conseguem tirar sua produção e levar para os consumidores das cidades vizinhas. Para ele o projeto chegou na hora certa e no próximo ano sua expectativa é de que não apenas os pescadores do município melhorem sua produção, mas também que o deslocamento dos agricultores para a cidade seja facilitado juntamente com seus produtos.

O prefeito Burica agradeceu àqueles que contribuíram para trazer o projeto de limpeza de lagos para a região e destacou o fato de que as pessoas que serão contratadas para o serviço serão todas da região, segundo ele uma garantia de que o serviço será bem feito, além de gerar renda para muitas famílias.