Combater colesterol ruim reduz arteriosclerose e infarto

A atividade física pode ajudar a emagrecer e a diminuir as tensões do cotidiano (Foto: Acervo/Secom)
Atividade física pode ajudar a emagrecer e a diminuir as tensões do cotidiano (Foto: Acervo/Secom)

Em 8 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. A data é um convite para mudança de hábitos alimentares, prática de atividades físicas, abandono do tabaco e controle de outras doenças, como diabetes e hipertensão arterial. A ideia é reduzir o número de vítimas da arteriosclerose e do infarto do miocárdio.

O colesterol pode ser considerado um tipo de gordura produzida em nosso organismo. Ele está presente em alimentos de origem animal (carne vermelha, leite integral, ovos). Existem dois tipos: LDL e HDL. O HDL (colesterol bom) desempenha funções essenciais, como produção de hormônio e vitamina D. No entanto, o LDL (colesterol ruim), em excesso no sangue, é prejudicial e aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

Em Rio Branco, em 2014, o percentual da população com problemas relacionados ao colesterol alto foi de 20% (21,6% em mulheres e 19% em homens). A capital do Acre é a segunda com maior índice da Região Norte, ficando atrás apenas de Belém (PA), que teve 22%.

O Brasil registra taxa de 20%, sendo 22,2% em mulheres e 17,6% em homens. Dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) mostraram que Rio Branco é a segunda capital do país com maior número de pessoas que praticam atividade física (43%), atrás apenas de Florianópolis (SC), que registrou 47%.

“Existem remédios para controlar o colesterol alto, mas a arteriosclerose só melhora com uma mudança mais significativa no estilo de vida. Reduzir o estresse, praticar exercícios físicos, manter a pressão arterial estável e o peso sob controle são fundamentais para controlar o colesterol. As pessoas que têm diabetes devem ficar mais atentas”, informa a médica Paola Lima Souza.