4 anos

Com quase 30 mil atendimentos em 2018, Upa da Cidade do Povo ganha novos equipamentos

Em continuidade às ações de fortalecimento da saúde pública no Acre, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), entregou à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade do Povo um aparelho de eletrocardiograma portátil para a realização imediata de exames e acompanhamento de pacientes com algum tipo de complicação cardíaca.

Além do aparelho, um investimento de R$ 6 mil, a unidade, que funciona 24 horas por dia, também recebeu uma cadeira de rodas dobrável e uma serra elétrica para corte de gesso ortopédico. A aquisição visa maior suporte assistencial aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), como explicou a gerente-geral da UPA da Cidade do Povo, Naira Giglioli.

“Com certeza um ganho para a unidade que permitirá um melhor atendimento aos usuários do serviço público de saúde. Um investimento de quase 10 mil reais com a compra desses equipamentos”, destaca.

Atendimentos

A UPA da Cidade do Povo é a mais nova das três que foram construídas em Rio Branco. Inaugurada em outubro de 2014, os números de atendimentos na unidade comprovam a eficiência e a importância para cerca de 16 mil moradores.

A média diária de atendimento é de 160 pacientes. São cerca de 70 profissionais, que se revezam e atendem a população 24 horas por dia.

De janeiro a junho deste ano, para se ter uma ideia, foram quase 28 mil atendimentos. Desse total, mais de 58% foram adultos. Quase nove mil crianças passaram por consultas na unidade nos seis primeiros meses de 2018.

Outro dado importante foi a realização de mais de 15 mil exames biológicos em laboratório.

“Toda a equipe que trabalha aqui se esforça para proporcionar um atendimento de qualidade. Procuramos não apenas atender e curar o paciente, mas antes fazer com que ele se sinta acolhido na nossa UPA”, explica Naira.

E os números só aumentam. Nos seis primeiros de 2017, A UPA da Cidade do Povo realizou pouco mais de 25 mil atendimentos. Este ano, esse número já passa dos 28 mil. Comparado ao mesmo período, o aumento é de quase 12%.

Antônio Pereira, morador da Cidade do Povo há mais de dois anos, fala sobre a importância da unidade de saúde. “Imagina a gente ou um filho passar mal e não ter essa UPA aqui? Eu e toda minha família sempre vamos lá quando precisamos e somos muito bem atendidos.”

Leia também: Saúde Pública: prioridade que não passou despercebida no Acre