Foi uma noite de muita comemoração para cerca de 1.200 jovens e adultos de Tarauacá que se formaram pelo programa de alfabetização Quero Ler nesta sexta-feira, 28, numa solenidade especial com a presença do governador Tião Viana. Foi a conclusão da terceira etapa do programa no município que comemora ter ensinado 4.950 pessoas a ler e escrever.

Criado por Tião Viana em sua segunda gestão, o Quero Ler é o programa que almeja eliminar o analfabetismo no Acre até o final do ano, chegando a marca de 60 mil pessoas em todo o estado fora da idade escolar que finalmente aprenderam a ler e escrever.

Em Tarauacá, além da incrível marca de quase cinco mil pessoas alcançadas pelo revolucionário programa, o governador aproveitou para comemorar outros resultados, como o Índice da da Educação Básica (Ideb) que coloca o Acre como o melhor estado da região Norte, além da entrega e reforma de escolas indígenas e uma escola de tempo integral em Tarauacá.

“São pessoas que vão entender melhor a partir de hoje o cotidiano, a cultura e a vida de uma maneira muito mais ampla, porque as letras e as palavras formam um lindo universo. Daqui a menos de dois meses o Acre estará livre do analfabetismo e seremos o primeiro estado do país a vencer esse desafio histórico”, declarou Tião Viana.

Criado por Tião Viana, o Quero Ler é o programa que almeja eliminar o analfabetismo no Acre até o final do ano, chegando a marca de 60 mil pessoas em todo o estado fora da idade escolar que finalmente aprenderam a ler e escrever (Foto: Sérgio Val/Secom)

Fazendo a diferença

Aos 71 anos, nascida na Colocação Boca de Pedra, sem escolas disponíveis na infância, a senhora Maria Deodina era só sorrisos no meio da gigantesca multidão de alunos do Quero Ler, enquanto segurava a pequena neta numa mão e o certificado de conclusão do curso de alfabetização na outra.

“Eu não sabia ler, eu me achava cega. E quando eu comecei a ler, comecei a desenvolver e isso foi abrindo meus olhos e vendo que isso era um grande momento, uma coisa muito feliz pra mim. Eu não me perco mais, chego num canto e já vejo o que tá escrito, já sei pra onde eu vou”, conta a orgulhosa senhora.

Já Luís de Souza, de 73 anos veio cercado da família receber o certificado de conclusão de seu curso. Rodeado do carinho dos filhos e netos, ele relata: “Agora eu vejo o nome de qualquer pessoa, qualquer canto. Eu nasci e me criei no Seringal Joaci. Lá ninguém conhecia escola, nem professor. E hoje veio minha oportunidade”.

A coordenadora do programa Quero Ler em Tarauacá, professora Francisca Aragão Leite também relatou ter chegado a cidade no passado ainda analfabeta e só depois ter se apaixonado pelas letras e a profissão de ensinar. Agora, é com grande satisfação que ela ajuda tantas pessoas a aprender a ler e escrever.

“É um momento especial e de muita emoção, porque resgatar a cidadania dessas pessoas é fazer elas sonharem, ter esperança e se incluirem no processo social, político e econômico. E a gente agradece ao governo do Estado por esse momento. Ainda temos uma etapa a ser realizada e com certeza iremos além dos cinco mil alfabetizados só em Tarauacá”.