Com o apoio do Estado, usina de nitrogênio será instalada no Acre

O Acre celebra uma boa notícia para o setor agropecuário com a confirmação da instalação de uma usina de nitrogênio adquirida por meio de um investimento público na ordem de R$ 838 mil reais. A usina será instalada até o final de dezembro e ficará sob os cuidados do curso de medicina veterinária da Universidade Federal do Acre (Ufac).

O nitrogênio líquido é uma substância produzida de maneira industrial, por meio de um método de destilação fracionada. Sua principal característica é a capacidade de manter a temperatura muito abaixo do ponto de congelamento da água, tornando-o útil em diversas aplicações, como, por exemplo, no congelamento de sêmens e embriões.

O secretário de Produção e Agronegócio, Edivan Azevedo, disse que a instalação da usina de nitrogênio faz parte do Plano Estratégico do Governo Estado para o desenvolvimento da agricultura familiar no Acre, um dos principais projetos do governador Gladson Cameli.

Instalação da usina promete alavancar o melhoramento genético do rebanho do estado Foto: Arquivo

“Já temos o Acre livre de aftosa sem vacinação e agora, com a usina, vamos dar acesso às tecnologias da reprodução e biotécnicas para que todos possam acessá-las democraticamente”, informou o secretário.

A instalação da usina no Acre vem para atender um anseio antigo do setor produtivo da pecuária de corte e leite, que paga muito caro pela aquisição de nitrogênio, um insumo necessário e fundamental para o setor. A instalação vai, de uma vez por todas, alavancar o melhoramento genético do rebanho do estado e, assim, mais pessoas, principalmente os pequenos produtores, terão acesso às biotecnologias da reprodução.

As instituições de pesquisas como Embrapa e Ufac também adquirem nitrogênio para dar vazão às pesquisas. Os setores como agricultura e suinocultura também utilizam a matéria-prima na conservação de material genético e vacinas. Com isso, o governo do Estado está cumprindo a sua promessa de apoiar cada vez mais o agronegócio.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter