Com nova refeição e distribuição gratuita de uniformes, Gladson abre ano letivo na Cidade do Povo

Recebido com bastante entusiasmo pelos alunos, o governador Gladson Cameli abriu oficialmente nesta segunda-feira, 10, o ano letivo 2020 na escola estadual Frei Heitor Maria Turrini. A unidade de ensino atende quase 1 mil estudantes do ensino fundamental no conjunto habitacional Cidade do Povo.  Em sua mensagem, o gestor disse que a Educação tem sido tratada com extrema prioridade desde o início de sua gestão.

Governador Gladson Cameli sendo recepcionado por estudantes da escola Frei Heitor Maria Terrini, na Cidade do Povo Foto: Neto Lucena/Secom

Gladson lembrou que sempre estudou em colégios públicos. Na oportunidade, pediu aos alunos que respeitem os mestres e enfatizou que o estudo é a melhor alternativa para um futuro justo e cheio de realizações pessoais.

“O recado que eu tenho a passar para todos vocês é que estudem, estudem e estudem. Esse é o melhor caminho para que vocês possam realizar os sonhos que todos vocês têm guardado em seus corações. Como governador, estou fazendo tudo que posso para proporcionar uma Educação pública de qualidade para todos os nossos jovens acreanos”, afirmou Gladson.

Governador Gladson Cameli durante a abertura do ano letivo 2020 Foto: Diego Gurgel/Secom

O governador não tem dúvidas que os investimentos em Educação são essenciais para mudar a realidade social e econômica do Acre. Cameli disse ainda que quer ser reconhecido como o gestor que contribuiu ativamente na melhoria da qualidade do ensino público do estado.

“Se tem algo que me orgulha é saber que estamos investindo em Educação e dando melhores condições para os nossos profissionais. Já contratamos professores efetivos e vamos continuar contratando, inauguramos e reformamos várias escolas, tem ainda os colégios cívico-militares, a nova merenda e depois de 20 anos, voltamos a distribuir os uniformes escolares de graça para os nossos alunos”, pontuou o governador.

Além da escola Frei Heitor, o ano letivo começou em mais de 200 escolas estaduais urbanas e em algumas unidades rurais de fácil acesso. Nas demais, o retorno das aulas será no próximo mês de março.

O secretário Mauro Sérgio frisou que 2020 será um marco da história da Educação pública acreana. O gestor explicou que uma das estratégias para melhorar a qualidade do ensino ofertado é aproximar a secretaria de todas as escolas distribuídas nos 22 municípios.

Secretário Mauro Sérgio acredita que 2020 será um grande ano para a Educação pública acreana Foto: Neto Lucena/Secom

“Este será um ano muito abençoado e acreditamos que grandes conquistas serão alcançadas pela secretaria estadual de Educação. Estamos realizando um trabalho junto a todas as nossas 625 escolas para que possamos alcançar aquelas metas que sempre buscamos, que é melhorar a qualidade de ensino do nosso estado. Toda a nossa equipe está imbuída neste propósito e o governador Gladson Cameli sempre nos orienta que o nosso trabalho tem que ser transparente para a nossa sociedade”, salientou.

O início das aulas em fevereiro é outra importante conquista assegurada aos estudantes e foi bastante comemorada pelo diretor da escola Frei Heitor, Antônio Francisco. “Só quem ganha é a comunidade escolar com o começo das aulas no dia 10 de faveiro. Isso nos garante um ano tranquilo, nossos alunos já estão todos com os novos fardamentos e a nossa merenda também está em dia”, comentou.

Escola Frei Heitor atende mais de 900 alunos do ensino fundamental Foto: Neto Lucena/Secom

A solenidade realizada na quadra poliesportiva do colégio Frei Heitor contou ainda com a presença de estudantes das escolas Frei André Ficarelli e Professora Raimunda Silva Pará. As três unidades de ensino receberam novos computadores e kits escolares foram distribuídos para os alunos.

Durante o evento foi celebrado um culto ecumênico com a participação de vários líderes religiosos e mudas de Ipê-branco foram plantados no local, um símbolo da paz e tolerância social. A abertura oficial do ano letivo foi prestigiada pela primeira-dama do estado, Ana Paula Cameli; pelo senador Sérgio Petecão; pelo secretário de Estado da Casa Civil, Ribamar Trindade; pelo secretário de Estado de Assuntos Estratégicos, Thiago Caetano; pela secretária de Estado de Comunicação, Silvania Pinheiro; pela presidente do Conselho Estadual de Educação, Iris Célia Cabanella; demais autoridades e moradores da Cidade do Povo.

Alunos recebem gratuitamente novos uniformes escolares

Todos os estudantes da escola Frei Heitor receberam do governo estadual os novos uniformes da rede pública. Este foi um compromisso firmado e cumprido pelo governador Gladson Cameli. Em 2019, o chefe do poder Executivo ficou surpreso ao saber que o fardamento era comprado pelos pais e disse que em seu governo não aceitaria mais essa situação.
Cerca de 160 mil alunos ganharão gratuitamente dois conjuntos do fardamento. Neste momento, as escolas estão fazendo um completo levantamento em relação aos tamanhos utilizados pelos adolescentes para que as medidas sejam enviadas e confeccionadas pelas malharias. Serão R$ 20 milhões em investimentos já garantidos pelo governo do Estado.

Fardamento será distribuído gratuitamente para 160 mil estudantes acreanos Foto: Neto Lucena/Secom

O novo modelo foi aprovado pelo estudante Jeferson Kauê. O adolescente de 14 anos de idade do 9° ano do ensino fundamental elogiou a iniciativa do governo e disse que a distribuição gratuita dos conjuntos trouxe uma economia para seus pais e de muitas outras famílias de colegas que vivem na comunidade.
“Isso é muito importante porque muitos moradores da Cidade do Povo são de baixa renda e os pais de muitas pessoas aqui da escola não têm condições de comprar e essa iniciativa do governo foi muito boa”, explicou.

Jeferson Kauê com seu novo uniforme doado pelo governo do Estado Foto: Neto Lucena/Secom

O jovem ainda falou sobre suas expectativas para o ano letivo de 2020. “O início do ano letivo começou muito bem em relação a essas mudanças que aconteceram. A minha expectativa é que seja um ano bom para todos nós da escola e que nós possamos aprender muito mais durante esse ano e que essas mudanças sejam boas e permaneçam assim”, declarou.

Nova refeição da merenda escolar é servida aos estudantes

Na cozinha da escola Frei Heitor, as educadoras alimentares Marinalva Alves, Elisângela Galdino e Lucicleia Rocha trabalhavam com muita dedicação para preparar a refeição que será servida no almoço. No cardápio do dia, arroz, feijão e carne moída.

“Estamos trabalhando a todo vapor para fazer uma refeição saborosa para os nossos estudantes. Esse novo prato foi muito importante porque muitos deles são humildes e contam com essa alimentação que é servida aqui na escola”, revelou Marinalva.

Nova refeição da merenda escolar começou a ser servida para os estudantes Foto: Neto Lucena/Secom

A pedido do próprio governador Gladson Cameli, os alunos da rede estadual de ensino receberão a partir deste ano uma nova refeição da merenda escolar. Somente com alimentação, o investimento por parte do governo chega a R$ 100 milhões

Estudantes já contam com segunda refeição na merenda escolar Foto: Diego Gurgel/Secom

No turno da manhã, os estudantes receberão um lanche às 9 horas. Após o fim da aula, às 11h15, será distribuído o almoço. Na parte da tarde, a refeição principal será entregue às 12h45 e ás 15 horas, os discentes ganharão um lanche.

Gladson fez questão de conhecer a cozinha da escola e acompanhar o preparo da merenda servida aos alunos. O governador aproveitou a oportunidade para saborear a refeição e ainda aprovou a qualidade dos alimentos. “Está uma delícia. É essa merenda que queremos servir para todos os nossos estudantes daqui para frente”, ressaltou.

Governador Gladson Cameli saboreou e aprovou refeição servida na escola Frei Heitor Foto: Diego Gurgel/Secom

O novo cardápio da merenda escolar também é outra novidade no ano letivo de 2020. As refeições são mais saudáveis, atendem às necessidades nutritivas, são elaboradas por uma equipe de nutricionistas e valorizaram ainda mais as tradições alimentares de cada região do estado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter