Captação

Com nível dos estoques de sangue em baixa, Hemoacre convoca novos doadores

O baixo número de doadores de sangue leva o estoque do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) a níveis críticos. Por esse motivo, é necessário alertar a população para a necessidade de doar sangue, pois uma única coleta beneficia diretamente até quatro pessoas. 

O ato de doar salva vidas e é seguro, pois a cada coleta o material utilizado é descartado. Além disso, é um processo rápido, em 40 minutos todo o procedimento é concluído.

As doações são essenciais para manter o nível do estoque de sangue e poder atender à demanda. Foto: Junior Aguiar/Sesacre

A bióloga Eliene Passos, que faz parte da equipe de Captação de Doadores de Sangue no Hemoacre , explica que é necessário que mais pessoas doem, pois a oferta das bolsas de sangue disponíveis não atendem toda a demanda que chega ao Hemoacre. “A procura está sendo constante e não conseguimos manter o estoque num nível estável. Nossa demanda é muito grande, e temos poucos doadores”, afirma.

Com a retomada das cirurgias eletivas pelo Complexo Regulador da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), as bolsas de sangue são ainda mais necessárias para que os procedimentos sejam realizados. As cirurgias demandam reposição sanguínea aos pacientes, que durante o processo cirúrgico perdem plasma.

“A baixa oferta de sangue é constante, e não conseguimos manter os níveis. Estamos atendendo os pedidos das bolsas de sangue de acordo com o que podemos ofertar”, ressalta Passos.

Onde doar

As doações de sangue podem ser realizadas no Hemoacre, em Rio Branco, das 7 às 18h, de segunda a sábado, inclusive nos feriados. Os estoques estão em níveis críticos e todos os tipos sanguíneos precisam de doadores para atender a necessidade do estado.

O que é preciso

  • Levar documento oficial com foto;
  • Sentir-se bem de saúde;
  • Ter dormido no mínimo 6 horas na noite anterior;
  • Estar bem alimentado antes de doar; 
  • Ter acima de 50kg; 
  • Não ter consumido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
  • Ter entre 18 e 69 anos. Menores de 18 só podem doar mediante consentimento dos pais ou responsáveis.

O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens, e de três meses para as mulheres.