Inclusão rural

Com mutirão, governo emite declarações de aptidão para agricultores familiares de Capixaba

Servidores técnicos do escritório da Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa) de Capixaba realizaram nesta sexta-feira, 15, um mutirão para emissão da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) de produtores da região.

Ao todo foram emitidas 20 DAPs aos agricultores familiares assentados (Foto: cedida)

A DAP é o instrumento utilizado para identificar e qualificar as Unidades Familiares de Produção Agrária (UFPA) da Agricultura Familiar e suas formas associativas organizadas em pessoas jurídicas. E por meio do documento, o agricultor familiar terá amplo acesso aos financiamentos e demais benefícios concedidos pelo Governo Federal por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e demais programas.

Ao todo, durante foram emitidas 20 DAPs aos agricultores familiares assentados. Esses documentos serão encaminhados ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Com a aprovação, os agricultores terão de imediato a oportunidade de acessar um crédito de R$ 25 mil para investir na produção de suas áreas, além de um acesso maior a outros programas.

Além disso, os técnicos da Sepa em Capixaba já iniciaram conversas de orientações com os produtores, variando as aplicações em suinocultura, avicultura, horticultura e pecuária.

O secretário de Produção e Agronegócio, Paulo Wadt, destacou muito positivamente a iniciativa dos técnicos de Capixaba. “Já é um trabalho voltado a nossa nova política de desenvolvimento do agronegócio no Acre a partir do projeto do governador Gladson Cameli. Queremos dar mais apoio aos nossos produtores, com mais crédito para aumentar a produção de todo esse setor”, destaca.