Com estoque baixo, Hemoacre convoca população para doação de sangue

Com a chegada da terceira onda da covid-19, o aumento de síndromes gripais e casos de dengue em pleno inverno amazônico, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) de Rio Branco tem encontrado dificuldade para manter abastecidos seus estoques de sangue. Com a média de captação diária abaixo do esperado, o centro está realizando uma convocação dos doadores.

Hemoacre convoca a população para a doação de sangue. Foto Júnior Aguiar/Secom

Com o aumento dessas doenças, os infectados acabam sendo considerados inaptos para doar, pois precisam aguardar o desaparecimento dos sintomas e concluir a medicação prescrita.

“Para ser doador é necessário estar em boas condições de saúde e, neste momento, há muitos doadores inaptos por conta da covid-19, dengue ou síndromes gripais. Nosso estoque está baixo e convocamos as pessoas que estão bem, sejam doadoras ou não, para que nos ajudem e se mobilizem para doar”, disse Josiane Amorim, gerente-geral do Hemoacre, em Rio Branco.

A média de captação diária em dias normais na unidade é de 50 bolsas de sangue e, nos últimos dois meses, a quantidade não chega a 20. Com o fim de facilitar os agendamentos, o centro disponibiliza três formas de atendimento aos doadores. Pelo número de whatsapp (68) 9 9258 5551, também pelo telefone (68) 3248 1380 e pelo aplicativo Sangue Amigo, disponível tanto para o sistema Android quanto para o iOS. O Hemoacre de Rio Branco funciona das 7 às 18h, de segunda a sábado.

Requisitos

Para se candidatar à doação de sangue é necessário estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50kg, ter dormido bem na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica, ter entre 16 e 69 anos de idade e apresentar um documento oficial e com foto.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres em período de pós-parto não podem doar. O intervalo mínimo entre uma doação e outra é de dois meses para homens e três meses para mulheres.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter