Com elevação do Rio Acre, Deracre e Corpo de Bombeiros realizam retiradas de balseiros

Um dos fatos que ficam perceptíveis pra quem passa pelo centro de Rio Branco, neste período de cheia do Rio Acre, está no aumento de galhos e troncos de árvores que flutuam pelas águas e atingem as pilastras das pontes e passarela.

No sentido de evitar qualquer tipo de danos a essas estruturas, os técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre) e militares do Corpo de Bombeiros do Acre, iniciaram nesta semana a retirada de entulhos e pedaços de madeira, popularmente conhecidos com balseiros.

Homens dos Bombeiros e Deracre atuam na retirada de balseiros das coluna da Ponte Metálica em Rio Branco (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

“Com uma medição superior à marca de 14 metros na capital, esses materiais se acumulam nas colunas das pontes, então a remoção de balseiros tem que se manter de modo permanente, e nossas equipes estão em alerta máximo, trabalhando os três períodos do dia para dar conta da demanda”, relata o diretor-geral do Deracre, Cristovam Moura.

O gestor destaca o essencial auxilio do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil do Acre para efetuar qualquer intervenção neste período de cheia nas quatro pontes da capital e sobre Riozinho do Rola. “Contamos com a parceria destas instituições para efetuar os trabalhos mais agilidade e segurança”, ressalva Moura.

João Lopes, técnico do Deracre fala sobre as dificuldades enfrentadas na retirada dos balseiros. “Como o rio já está muito cheio, nosso rebocador tem dificuldades de passar pela ponte metálica, daí utilizamos alguns barcos para amarrar os fios de aço nos troncos e puxa-los ou impulsionar para longe das pilastras. Com esta força-tarefa, a ação está seguindo com sucesso”, fala Lopes.

Moradora do bairro Dom Giocondo, Suzy Pereira, passava pela região central e sentou na encosta da Gameleira com suas filhas para conferir o trabalho dos homens do Deracre e Corpo de Bombeiros. “Fico impressionada pela dedicação deles, pois tem muito balseiros e mesmo assim conseguem retirar das colunas das pontes e garantir a segurança dos carros e pessoas que passam por elas. Parabéns para atitude deles”, disse.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest