Com apoio do governo, plantio de milho da safra 2021/2022 é iniciado no projeto Caquetá

O desenvolvimento da agricultura familiar no Acre é um dos principais focos do governo do Estado, trabalhado pela Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa), buscando sempre levar o apoio necessário aos pequenos produtores. Um exemplo disso foi o início nesta sexta-feira, 15, do plantio de milho da safra 2021/2022 no projeto Caquetá, localizado no município de Porto Acre, e que contou com a presença do titular da pasta, Nenê Junqueira.

A Sepa apoia o desenvolvimento da agricultura familiar no estado. Foto: Cedida

A Sepa tem auxiliado os produtores da agricultura familiar realizando trabalhos de destoca e mecanização no preparo da terra, possibilitando o início do plantio de milho naquela localidade. São atendidos pequenos agricultores que possuem propriedades de no máximo cinco hectares, em uma região tradicional de pecuária, onde há o plantio de frutas e bacia leiteira. Em 2021, a SEPA saltou de seis famílias atendidas em 2020 para 50,  e tem agora a meta de que em 2022 sejam atendidas cerca de 150 famílias produtoras somente no projeto.

Plantio de milho safra 2020/2021 é iniciado no projeto Caquetá, município de Porto Acre. Foto: Cedida

O governo do estado disponibiliza ainda um silo para que seja realizada a secagem e o armazenamento da produção. Destaca-se também o apoio  na recuperação da malha viária na região, uma parceria do Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre) e a prefeitura de Porto Acre.

O secretário Nenê Junqueira ressalta a importância  do início do plantio de milho no projeto Caquetá: “Isso nos deixa otimistas, uma localidade que não estava sendo assistida como deveria, a Sepa por meio do governo do Estado, do governador Gladson Cameli, tem dado todo apoio para  desenvolver o seu trabalho. Nosso foco principal hoje é a agricultura familiar, o pequeno produtor, estamos dando apoio não só no Caquetá, mas também em todo o estado”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter