Coleta do Censo Escolar é prorrogada até 28 de agosto

Instituições de ensino terão até 28 de agosto para enviar os dados (Foto: Astorige Carneiro/SEE)
Instituições de ensino terão até 28 de agosto para enviar os dados (Foto: Astorige Carneiro/SEE)

Originalmente programado para terminar nesta quarta-feira, 12, o prazo para entrega dos dados do Censo Escolar da Educação Básica 2015 foi prorrogado para 28 de agosto. O novo cronograma consta na Portaria 355, publicada hoje no Diário Oficial da União (DOU).

Realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Censo é o principal levantamento estatístico-educacional sobre as unidades de ensino públicas e particulares do país, professores, alunos e turmas.

Os resultados usam o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

A partir das informações coletadas pelo Censo, é possível formular, implementar, monitorar e avaliar políticas públicas. É com base nestes dados que são executados programas governamentais na área da educação.

Os formulários devem ser preenchidos por meio da plataforma do Educacenso, localizada no endereço eletrônico www.educacenso.inep.gov.br, pelo diretor ou responsável pela escola, com apoio das secretarias municipais e estaduais de educação. Para mais informações, os gestores podem acessar a página do Censo Escolar no portal do Inep.

Resultados de 2014 – O Censo Escolar 2014 registrou 49,8 milhões de matrículas na educação básica brasileira. O número de escolas foi de 188.673, sendo 79% públicas e 21% privadas.