Clube de convivência incentiva autoestima entre os idosos

Secretaria de Saúde promove reuniões para melhorar a saúde física e mental de pessoas da terceira idade

foto_idosos__4.jpg

Iniciativa pretende criar um clube de convivência para homens e mulheres acima dos 60 anos (Foto: Arquivo/Secom)

A Divisão de Saúde do Idoso, da Secretaria de Estado de Saúde do Acre, promove no dia 27 deste mês, às 16 horas, na sede do Clube Sborba, uma reunião com os idosos viúvos. Durante o encontro será apresentado um filme sobre o evento e criado um clube de convivência, no qual esses idosos poderão se encontrar para trocar experiências de vida.

De acordo com a gerente da Divisão de Saúde do Idoso, Rossy Ramos, alguns idosos quando perdem seus companheiros entram em depressão e ficam mais vulneráveis às chamadas doenças oportunistas.

“Nosso objetivo é elevar a autoestima de homens e mulheres acima dos 60 anos que perderam seus companheiros e vivem sozinhos em casa, e incentivá-los a ter uma vida mais ativa, evitar a depressão e também as doenças características dessa fase da vida”, enfatiza Ramos.

Para ela, os idosos são pessoas experientes e que sabem lidar com os problemas diários com maturidade, sabedoria e inteligência. Além disso, os limites impostos pela idade são superados a cada dia pelos idosos ativos, pois sabem viver intensamente e encaram a vida com prazer, amor e otimismo.

“O clube de convivência será uma forma de despertar neles a alegria de viver. Com a ausência da família, os idosos perdem o estímulo, o que causa depressão e antecipa várias doenças, como as neurológicas e as físicas”, informa.

O artigo 15 do Estatuto do Idoso diz: "É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos (…)".

Para garantir a atenção integral à saúde da população idosa, com ênfase no envelhecimento saudável e ativo, o Ministério da Saúde, em parceria com os Estados e municípios, implantou em 2007 a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa. No Acre foram implantadas 18 mil cadernetas, distribuídas nos 22 municípios.